janeiro 15, 2009

Pensar-se

Administrar bem o tempo não é tarefa fácil para algumas pessoas. Como consequência, estão sempre atrasadas e, via de regra, tensas e ansiosas. Quando se trata de administrar o tempo livre, o problema se agrava. Algumas, simplesmente, não sabem o que fazer com ele e todos os projetos adiados para "quando tiver tempo” são esquecidos ou boicotados (o que é quase a mesma coisa). Dentre elas, há ainda as que não se permitem " ficar à toa", sentem-se culpadas. Como se ócio fosse pecado.
Em qualquer caso, saber o que fazer com o tempo livre é uma preocupante questão. Não sendo treinadas, embora anseiem por um tempo livre, em geral, não sabem o que fazer com ele. Quando se trata de natal, carnaval e páscoa o mundo se encarrega de sugerir o que deve ser feito e para onde (não) ir. Mas o que dizer dos muitos feriados como os deste ano? das férias? E na aposentadoria? o que fazer? (tenho amigas a quem aconselhei a continuar trabalhando)
Quem tem que dar forma ao uso do tempo livre somos nós e poucas pessoas estão preparados para fazer isto. É no lazer, quando somos livres para fazer nossas escolhas, que elaboramos as nossas experiências pessoais mais ricas, quando temos oportunidade de nos pensar e de nos construir. Pensar-se não se dá enquanto trabalhamos. Isso a que chamamos, meio sem pensar, de "recarregar as baterias" é vital.
Com a longevidade, a administração do tempo livre tem sido atribuída a instituições que organizam o comportamento da “ melhor idade” (detesto esta expressão). A meu ver, isto acontece, dentre outras razões, porque essas pessoas não foram treinadas para se pensar, não foram ensinadas a se tornar adultas, fazer escolhas nesta área.
Nos tornamos nós mesmos pensando e o lazer no tempo livre, segundo os especialistas, é o melhor caminho.
É aprender, enquanto há tempo, e aproveitar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu maior problema de lidar com o tempo é quando tenho tempo em demasia, próprio para o ócio. Fica difícil administrá-lo. Quando se trata de tempo para negócio (= negação do ócio), tudo flui mais facilmente. Bjs do TL