agosto 01, 2008

A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS

Este é um filme belíssimo de Isabel Coixet (mesma diretora de Minha vida sem mim) que, desde 2006, venho indicando aos meus amigos que me pedem uma dica de cinema.
"Nós éramos 15 mulheres aprisionadas num hotel. Eles nos estupravam seguidamente, todos os dias, várias vezes por dia. Quando alguma de nós gritava, um daqueles soldados dizia: 'Ah, você está gritando. Agora eu vou te dar motivo para gritar.' O soldado então pegava uma faca afiada, fazia pequenos cortes em diversas partes do corpo dessa mulher, colocava sal e depois fechava o corte com agulha e linha de costura. A minha melhor amiga morreu depois de sangrar lentamente durante muito tempo..."
O trecho acima são recordações da personagem Hanna mostrando em seu corpo as cicatrizes. O filme é baseado em fatos reais. Os soldados a que ela se refere eram sérvios, que agiam sob a complacência do carniceiro Radovan Karadzic, preso esta semana. O que mais assusta neste caso não é apenas a crueldade, mas o fato de as atrocidades terem sido cometidas há pouco mais de uma década, no coração da Europa.

Um comentário:

Anônimo disse...

filme para se pensar...muito lindo e comovente..quantas vidas destruidas, ela conseguiu seguir, que bom, mass não é facil...marynha