agosto 03, 2008

BRENNAND

Fui ver no Centro Cultural Dragão do Mar a exposição Francisco Brennand uma introdução: “ O verdadeiro tema de sua obra, tratado obsessivamente e à exaustão, foi e continua sendo o destino trágico do homem, sua infelicidade essencial, hoje como ontem e amanhã. A informação acima corrige antiga e equivocada idéia - não sei de onde tirada - de que BRENNAND busca inspiração na arte sacra e no folclore nordestino.
Talvez em virtude de sua Oficina encontrar-se no Recife... A exposição revela uma arte estranha, dramática com muita morbidez e violenta carga de sexualidade (não de erotismo ). Provoca um grande impacto e a sensação é de que estamos em algum monumento da antiguidade oriental , num templo ou num palácio. São personagens da história antiga e da européia, da mitologia greco- romana, da Bíblia e o que os interliga são seus destinos trágicos , sangrentos (Diana Caçadora, Édipo Rei, Mercúrio Aprisionado , Joana D ‘Arc, Semíramis, Inês de Castro, Maria Antonieta, Helena de Tróia, Dante, Brutus, dentre muitos outros. Estão expostas também algumas obras alegóricas, personificando conceitos e valores do mundo clássico: Hybris, Gnose ... A sexualidade na obra de Brennand associa-se à forças religiosas, à cópulas ferozes, ao instinto de sobrevivência, corporificando “ algo anterior talvez até avesso ao prazer “. As Vênus de seu templo são figuras totêmicas com vaginas e nádegas enormes, que no âmbito do pensamento mágico induz à procriação da espécie . Os falos gigantes tem mais a ver com rituais bárbaros. São os falos do sacrifício não do gozo.AMANTES é o nome desta escultura:cabeças presas por parafusos.
No conjunto de pinturas e desenhos, a mulher constitui sempre seu centro de interesse. Não tenho notícia de que nenhum outro artista tenha feito algo parecido em nosso tempo, em qualquer outro lugar do mundo.
Serviço: esta exposição estará em POA em 08/10 e em BH 11/12.

Nenhum comentário: