janeiro 11, 2012

Lado B : fita cassete







A fita cassete, sucessora (regravável) do vinil (bolachão), era um padrão de fita para gravação de áudio, inventada pela Philips e lançada oficialmente no mercado em 1963.
Medindo 10cm x 7cm o cassete era constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica. De fácil manuseio e utilização permitia que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação. 


Representou uma enorme revolução na medida em que possibilitava gravar, a partir do vinil, as músicas de nossa preferência, o que fazia da fita-cassete um objeto personalizado. No início, a pequena largura da fita e a velocidade reduzida- para permitir uma duração de pelo menos 30 minutos por "lado"- comprometiam a qualidade do som. Com o passar do tempo, recursos tecnológicos foram sendo incorporados, tornando a qualidade muito boa para ouvidos que ainda não conheciam o Dolby!

Os primeiros gravadores/toca-fitas eram portáteis, mas no final dos anos 70 com a invenção do walkman, super compacto de bolso com fones de ouvido, houve a explosão do som individual.



Com a chegada dos CDs, durante a década de 1990, ainda vivemos um tempo em que era comum presentear amigos com disco contendo as músicas que diziam muito de nós e do que queríamos transmitir ou compartilhar. Hoje isto também já não mais acontece. Cada um "baixa" suas próprias músicas... 
Expressões como "vira a fita", ( porque a nossa música preferida sempre estava do outro lado?!),ou"vira o disco" que também significava pedir para "mudar de assunto", hoje são tão desconhecidas quanto "discar", que era aplicada ao telefone...

Nota: visite tapedeck

Nenhum comentário: