junho 09, 2011

A Cidade e o Pilar

"A Cidade e o Pilar é a terceira novela publicada pelo escritor e ensaísta norte-americano Gore Vidal. Escrita em 1946 e publicada em 10 de janeiro de 1948, a história é sobre um jovem na passagem da adolescência para a idade adulta e a descoberta de sua própria homossexualidade.
O livro é significativo pelo reconhecimento de ser  a primeira novela após a Segunda Guerra Mundial  em que  o protagonista é abertamente gay,  bem ajustado e não é morto ao final da história por transgredir  as  normas sociais então vigentes. É igualmente reconhecido  como uma das "definitivas novelas gays sobre guerra", sendo um dos poucos livros que tratam diretamente a homossexualidade masculina. Além disso, foi uma das poucas novelas gays reimpressas em papel barato no início dos anos 50.
 O livro estremeceu a sociedade americana no final da década de 1940. Segundo Vidal, após sua publicação, vários veículos de mídia  boicotaram, durante muito tempo, seus livros, ignorando seus cinco trabalhos seguintes, no caso do The New York Times ou seus sete trabalhos seguintes, como a Revista Time e a Newsweek." 

Dos sete contos,  por falta de tempo, li apenas um. 

Nenhum comentário: