março 29, 2010

Sweat Shop - Um café onde costurar e bordar

Sweat Shop, um novo e pequeno café em Paris, mal havia aberto suas portas quando enfrentou sua primeira emergência estilística. Uma garota trouxe um ursinho de pelúcia que tinha sido destruído.

"Fizemos a cirurgia estética naquele ursinho", diz Sissi Holleis, estilista que teve sua própria grife durante uma década antes de abrir o café, neste mês, com a maquiadora Martena Duss. Sua ideia era criar uma versão "fashion" de um cibercafé: em vez de computadores, a casa tem máquinas de costura que podem ser alugadas por hora. O urso foi rapidamente remendado e saiu com uma capa de pele combinando.
Holleis, que chegou a Paris há 20 anos vinda da Áustria, e Duss, que é suíça, perceberam um crescente interesse por habilidades manuais entre suas amigas e também precisavam fazer suas roupas durarem mais durante a recessão. Por isso, levaram sua ideia para a companhia de máquinas de costura americana Singer, que forneceu dez máquinas, incluindo uma que faz bordados elaborados, em parte para aumentar o interesse pela costura doméstica na França. Elas abriram o café na Rue Lucien Sampaix, número 13, ao lado de um Bob's e de um restaurante orgânico e bar que é popular entre a clientela chique.
Depois que Duss terminou o trabalho com seus clientes estilistas -ajudando com a maquiagem nos desfiles de Céline, Yves Saint Laurent e Margiela-, passou várias horas decorando o café, que parece deliberadamente antiquado. Uma parede foi coberta com seis camadas de tinta e papel de parede antigo, depois rasgado em alguns lugares para parecer velho. Várias pessoas pararam na vitrine e espiaram.
Mesmo em Paris, todos querem ser estilistas, disse Holleis. "Acho que está na hora de as pessoas começarem a fazer coisas para si mesmas", ela disse.
Ela e Duss oferecem aulas de costura e vão convidar estilistas para demonstrações. Elas também vendem kits que custam de 30 a 100 euros e incluem todos os materiais necessários para criar um modelo, como uma blusa estampada da grife Pelican Avenue. O aluguel da máquina por uma hora custa 6 euros, e uma fatia de bolo com café, 5.

ERIC WILSON no NYTimes

Um comentário:

Anônimo disse...

Peeeennse numa coisa legal !

ve