abril 17, 2009

A R R I V É E

De coração partido e deixando muitos pedaços em Portugal, estamos em Paris. Fim de tarde, trânsito meio caótico, os parisienses, como em qualquer cidade, tentam retornar para suas casas. A interminável festa sobrevive apenas na fantasia dos que vem de passagem e com a cabeça prenhe de literatura e de cinema.. A vida dos parisienses é mesmo: metro+boulot+dodo (leia-se: metrô, bulô e dodô= metrô, trabalho e cama) . O glamour dos cafés e do eterno ócio é só para alguns, privilegiados e igualmente enfastiados que “bufam” da mesma maneira e encontram sempre alguma coisa de que reclamar.
Largamos as malas em casa e fomos imediatamente ao mercado (que não são super e nem ficam abertos noite afora) , onde presenciamos, à moda francesa (como se nada estivesse acontecendo), uma discussão entre dois africanos que brigavam por um boné. Deu até polícia dentro da loja. Os franceses se mantiveram alheios. E nós também.
Jantamos em casa, depois de eu arrastar alguns móveis. A disposição deles parece sempre seguir a lógica da última pessoa a ocupar o apartamento e que nunca coincide com a minha. Gostaria de ter retornado o espelho para cima da lareira, mas tive medo de não conseguir. Vai ficar o quadro horroroso que colocaram lá e o espelhão acima da minúscula escrivaninha do vestíbulo me incomodando...De novo, uma cadeira em lona vermelha (com cara de Ikea) que trouxe para frente da TV e uma máquina de lavar roupa, cujo manual de instrução é quase um larrousse.
Daqui a pouco terei lido e a faço funcionar. Sempre na cozinha pois não ocorre, nem aos arquitetos novos, pensar num espaço óbvio que é uma área de serviço.
O problema, no momento, pois espero encontrar solução, é o de como me conectar.Estou postando de um lugar público, mas gostaria de estar mesmo era na minha cama....

4 comentários:

Anônimo disse...

Poor parisienne! Des touristes à la porte n'est pas facile

Anônimo disse...

Moi même, qui n'ai rien à foutre à Paris, je m'amuse [et je m'en moque aussi, bien sûr!] un peu en lisant ton texte critique sur les Parisiens ... les personnes les plus merdiques que j'ai jamais rencontrées n'importe où à l'étranger. C'est pour ça que je trouve la belle Paris ... détestable! Mais [et pourtant, pourtant...] je te souhaite un bon séjour là-bas, c'est-à-dire, je suis sûr que tu en auras un très beau et agréable! Je vais rester ici très pressé de recevoir tes nouvelles à partir de la France!
TL

Anônimo disse...

Por cá muita saudade.
Soluçao para conexão à Web,
compre por dois meses uma banda larga móvel da vodadone.- Vodafone Connect Pen -
http://www.sfr.fr/internet-mobile/offres-internet-mobile-cle-internet-3g/?vue=00235e&sfrintid=HPI_bol_interpart_bolmid
Boa sorte
Beijos
AMNF

Anônimo disse...

Nao fica agoniada.... Desconectar também é muuuuuito bom.