Depois de voar uma noite atravessando o oceano, fizemos conexão (com algum atraso), em Madri para Bordeaux. Lá chegando, pegamos o carro que minha amiga havia deixado estacionado no aeroporto, antes de ir para o Brasil. Partimos em direção à Saint Emilion onde chegamos quando já anoitecia. Estávamos, como costumo dizer, com a "beleza cansada". Felizmente não demoramos muito a encontrar um charmoso hotel. Mas a experiência de chegar numa cidade estranha, numa noite de inverno, no interior da França é a de que a cidade foi evacuada. Não se encontra uma "viva alma". Dia frio e ensolarado. Bem ao meu gosto. Saímos a pé para conhecer a cidade que é " patrimônio da humanidade", cujo valor monumental é incontestável.
Da fachada de uma das muitas lojas de vinho, algumas com degustação ou visita à cave.
É recomendável evitar sapatos com saltos para caminhar em suas ruas...
Este é a simpática brasserie onde almoçamos, à moda deles, sob o sol...
Toda cidade francesa tem seu monumento aos "enfants" mortos pela pátria...
O "vignoble" situado no jardim do restaurante é uma amostra da paisagem local.
A minha amiga não teve companhia para visitar as catacumbas. Em compensação fizemos descobertas impensáveis como a da fãbrica de facas Laguiole. Uma faca, segundo fiquei sabendo, é um objeto que quase todo frances carrega consigo. Afinal, me disseram, a qualquer momento podem precisar dela, pois adoram "picniquer".
Então tá! Comprei uma para minha amiga que ao recebê-la pareceu bem feliz, mas veio imediatmente me dar uma moeda. Aprendi outra coisa: não se presenteia com faca, porque isto faz cortar a amizade. Mas o recebimento da moeda funciona como neutralizador.
La Juridiction de Saint-Emilion, son vignoble et ses paysages sont inscrits au patrimoine mondial de l'humanité par l'UNESCO depuis 1999 au titre de "paysages culturels". Seule une poignée de sites remarquables méritent cette distinction !
C' est un lieu unique ! Do site que pode ser visto clicando no título
Um comentário:
Ha! Ha! desjo uma faca e um neutralizador!
amiga Lala
Postar um comentário