setembro 29, 2008

Um homem solitário...

...Um cachorro. Uma empregada. O Encontro.
Mariano cansara da vida publica. Queria retirar-se do burburinho das reuniões sociais e do partido. Cansara dos mexericos e das tertúlias musicais de sua família. Sempre fora só e assim gostava de ser. A profissão de advogado o lançara na política com a qual nada tinha a ver. Era calmo, pacato; um homem simples e na profissão mal sucedido. Ufa! - pensar que tinham sido 30 anos nas escadarias do forum!
Ansiava por outro estilo de vida; aquela das cantigas sertanejas da infância, do cheiro que emanava das panelas de barro no fogão de lenha e até, quem sabe, casar de novo?
Tinha dois filhos no exterior. A mulher o deixara há tempo...
E assim, atravessando a rua da cidade grande, pensava. Sem mais nem menos uma cadela agarrou-lhe as calças, e pumba! - lá estava ele no chão bem no meio da calçada. Atrás dela uma senhora, meia idade, apavorada enxotando o cão que não o largava. Que situação! Mariano perdera os óculos sem os quais não via nada. Pessoas se aproximaram com medo. Finalmente a cachorra se soltou e começou a triturar calmamente parte das calças de Mariano. A senhora apavorada afirmou que sua patroa dar-lhe-ia calças novas e a ele não restou alternativa que não segui-la. Afinal precisava saber se aquela peste de cão era vacinado e coisas assim.
- Dona Silvia! Dona Silvia ! berrou a empregada. Aconteceu uma tragédia!
Contou tudo.
A tal dona Silvia até que era bem apanhada. Morena de olhos verdes, quadril largo, beirando uns cinqüenta. Não se envergonhou, não se desculpou. Foi logo vendo o tamanho da vítima e em cinco minutos apareceu com varias calças do seu finado marido.
Mariano estava mudo. Em choque. Como um autômato a seguiu até o banheiro e trocou a peça.
Um mês depois estavam casados. Morando na fazenda. Ouvindo musica sertaneja.
Colaboração de Milena Morozowicz

Um comentário:

Anônimo disse...

Zelinha: abri teu blog e levei um susto. O que estou fazendo la?
Te contei que estas são minhas pequenas loucuras!
Que tal o texto que sugeri p vc incluir?
Bjs
Lala