agosto 28, 2008

Livros infantis liberais

Li na BBC a notícia de que estão sendo lançados, na Suécia, livros infantis que desafiam os conceitos tradicionais de família e os papéis normalmente atribuídos a meninos e meninas. Neles, os meninos usam sandálias cor-de-rosa, meninas querem ser bombeiros quando crescerem e papai não é, necessariamente, quem sai para trabalhar enquanto a mamãe fica em casa cuidando do jantar.
O objetivo, segundo a escritora Karin Salmson seria “ dar às crianças a liberdade de criar sua própria identidade, sem padrões pré-concebidos e sem preconceitos de sexo, raça e sexualidade. Famílias com pais gays, mães solteiras e crianças adotadas também são famílias normais. Temos várias assim na Suécia, mas esta realidade não está refletida nos livros infantis. Mostrá-las em histórias nas quais o enredo não é simplesmente sobre famílias gays ou mães solteiras demonstra que essas famílias existem, que são normais e que precisam ser aceitas"
No livro "Magic, Cilla & Baby", de Eva Lundgren, o menino Kasper é ruim de bola e o garoto Olle gosta de maquiagem, enquanto a menina Inger é famosa por seus gols de placa no hóquei e a amiga Ellinor passa os dias tocando guitarra elétrica. Em outro,o personagem Imannuel é um menino que adora suas sandálias cor-de-rosa.
A filosofia das editoras, embora não esteja livre de críticas, reflete em grande parte as atitudes na Suécia, considerado um dos países mais avançados e liberais em questões de igualdade sexual e direitos de minorias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essa de atacar os preconceitos na base!
Bia

Anônimo disse...

Muito legal essa de atacar os preconceitos na base!
Bia