junho 25, 2008

A DAMA E O UNICÓRNIO

A Dama e o Unicórnio é uma rica e intrigante história sobre a paixão e o preço de uma criação artística.
Paris 1490 - Desejando ornar as paredes de sua nova casa parisiense, o nobre Jean Le Viste encomenda uma série de seis tapeçarias à Nicolas des Innocents, miniaturista renomado na corte do Rei Charles VIII. Surpreso por haver sido escolhido para um trabalho que não era a sua especialidade, o artista aceita após haver conhecido a filha de Jean Le Viste por quem se encanta. A paixão o levará a um labirinto de relações delicadas entre maridos e mulheres, pais e filhos, amantes e servos.
As tapeçarias deveriam ser comemorativas de sua ascensão na Corte. Ao conseguir convencer seu patrono a trocar o tema original da obra - a representação da sangrenta Batalha de Nancy - por um conjunto de imagens representando os cinco sentidos, Nicolas dá início a um projeto grandioso que poderá levá-lo à glória ou à decadência.
A literatura tecida por Tracy Chevalier é a prova de que as obras de arte nunca perdem seu poder: seguem continuamente inspirando vidas e outras formas de arte através dos séculos.

As tapeçarias La Dame à la Licorne são consideradas como um dos grandes trabalhos da arte medieval na Europa. Estima-se que tenham sido tecidas no final do século XV , em Flandres.
Encontram-se expostas no Musée du Moyen-Age aux thermes de Cluny, em Paris. Composta de cinco peças representando cada uma dos sentidos e de uma sexta peça que se distingue das demais.
Nela a Dama aparece em frente a uma tenda onde se lê " A mon seul désir " (cujo verdadeiro significado permanece uma incógnita) e parece depositar seu colar numa pequena caixa ...
Não se sabe se esta peça seria a introdução ou a conclusão da série dos cinco sentidos.
Os animais fabulosos leão e unicórnio portam armas /brasões que permitem identificar o seu patrocinador Jean Le Viste.
Confeccionadas no estilo mille fleurs, as tapeçarias retratam ao fundo também animais domésticos - coelho, pássaros, macaco - que criam um universo de sonho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Zelinha: teu blog está cada vez melhor. Muito se aprende nele que faz repensar...
Parabens
Milena