O termo hebraico "shabat", significa repouso. É o dia de recolhimento semanal dos judeus. No Antigo Testamento há referência ao ano sabático: um ano, a cada seis, em que a terra fica sem cultivo para depois iniciar um novo ciclo de fertilidade. Enquanto na cultura judaica representa um dia de puro descanso durante a semana, passou a ser usado no sentido de pausa para fazer uma profunda reflexão sobre a vida, trabalho, objetivos... O costume de aplicar essa tradição religiosa para melhorar a produtividade das pessoas surgiu nas universidades americanas no século 19, onde a licença sabática era concedida com o propósito de garantir ao professor o afastamento de suas atividades pelo tempo necessário para uma reciclagem profissional.
Sabático é um conceito ainda pouco conhecido. Pode ser sintetizado
numa frase: coragem para perceber o novo. Muitas vezes é questão de saúde mental e física: há necessidade de romper um ciclo e de permitir que outro se instale.
Muitas pessoas saem em sabático pressionadas por questões emergenciais : estresse, depressão,ansiedade.Outras são movidas pelo desejo de ascensão profissional, refletir sobre o significado social do seu trabalho ou desenvolver um negócio próprio. Saindo do ambiente do dia-a-dia, conseguem ver possibilidades que até então não eram percebidas e retornam mais inteiras para os diversos papéis que exercem na vida.
Não se deve confundir sabático com férias . Sabático é a interrupção planejada das atividades caracterizada pelo propósito de renovação.É diferente de férias ou licenças normais, não pela duração, mas por se tratar de uma oportunidade para o autocrescimento.
Por isso, é tão diversificado quanto os sonhos de cada um: estudo, desenvolvimento, profissional, arte, cultura ou simples retiro. Enfim, um momento especial para se realizar um projeto pessoal ou atividades como aquele curso de culinária francesa, aquela viagem para o Oriente ou mesmo aquelas aulas de pintura em porcelana. Há os que fazem sabático para relaxar e meditar, outros para realizar planos que ficaram anos no pensamento, sem oportunidade de se encaixar na rotina de trabalho. Alguns viajam ao exterior, sozinhos ou com a família, outros permanecem em casa.
Deparando-se consigo mesma, a pessoa tem mais condição de (re) direcionar a carreira a partir do prazer, da busca de realização e da reenergização. Afastar-se da rotina por um período prolongado cria um estado de consciência que traz perspectivas renovadoras não só no âmbito familiar e pessoal, ma sobretudo no desenvolvimento da carreira.
Não existe tempo predeterminado.O afastamento pode não ter tempo definido ou,ao contrário, ser planejado para que as atividades ocupem determinado número de meses. Há períodos sabáticos longos e há também os sabáticos curtos, de alguns dias, passados em lugares que criam condições para a reflexão. Nestes, apesar do pouco tempo, o mergulho em determinadas questões pode ser profundo o suficiente para produzir mudanças.
Há uma infinidade de maneiras de referendar ou de mudar o que se está fazendo. Se a pessoa souber tirar proveito dessa oportunidade preciosa, tecerá um plano para o futuro com base nas suas mais profundas aspirações e saberá melhor aonde quer chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário