Conheço quem só aniversaria a cada 4 anos...Que ótimo!Sabia que uns ajustes no calendário lunar, ou coisa que o valha, faziam com que o ano tivesse um dia a mais, a cada quatro anos...
Mas por que então o nome ano bissexto?
Enfim a explicação.
Primeiro, em um ano bissexto, o dia extra não é o 29. Uau!!
No império romano, época dos primeiros anos bissextos, a intersecção era feita de acordo com os interesses do Impeardor, claro! O primeiro mês do ano era março, quando começava a primavera (prima= primeira + vera = estação).
O primeiro dia de março se chamava calendas de março (origem da palavra calendário).
Fevereiro era o mês de virada de ano e o costume era festejar o ano novo durante os últimos cinco dias do mês. Se o dia extra fosse colocado no fim de fevereiro, o período de folga seria prolongado demais.
A idéia não agradou ao Imperador que decidiu que a intersecção aconteceria no meio dos dias de trabalho.O dia 23 de fevereiro era o sexto dia antes do ano novo.
Quando o ano era bissexto, um dia útil a mais era colocado na seqüência e tanto o 23 quanto o 24 eram chamados de “sexto dia antes da calendas de março” (em latim, antediem sextum Calendas Martii).
Veio daí o nome bissexto: o ano tinha dois sextos antes da calendas de março.
Um comentário:
Já que há 'chá' de tudo (de bebê, de cozinha, disso, daquilo e daquilo outro), que tal promovermos um "chá de shabat"? Nem que seja para tomarmos um chá com um utópico xá? Mas não pode acontecer ad calendas graecas, tem que ser logo, de preferência no sábado, já-já!!.
"Beijos-feira" (ou seja, não sabáticos!!) De gros bisous, ma petite pomme!!
Postar um comentário