dezembro 28, 2013

Os belos dias

Os Belos Dias é um filme simpático que inspira, não só aos mais velhos, mas a todos que gostam de sonhar.  Baseado no romance "Une jeune fille aux cheveux blancs", de Fanny Chesnel e dirigido por Marion Vernoux, o longa-metragem, de pouco mais de 90 minutos, conta a estória de Caroline, uma dentista recém-aposentada, cuja melhor amiga acabara de morrer de câncer.


Seu marido e filhas,  preocupados com a sua aparente apatia, a presenteiam com uma matrícula temporária em um clube especial: Os Belos Dias (uma metáfora irônica).

O "clube", na verdade, é uma espécie de recanto para a terceira idade, onde vários tipos de entretenimento são oferecidos aos frequentadores: cursos de teatro, informática, cerâmica, dança. Como sói acontecer, os "velhos" são tratados como se fossem idiotas ao que ela reage, veementemente, retirando-se, logo no primeiro dia,  do curso de teatro.
Porém, estando com dificuldade em solucionar um problema de informática, busca o instrutor desta área e nele encontra muito mais do que esperava... 

Caroline, então com 60 anos, acaba vivendo um tórrido affair com o jovem que tem a idade de suas filhas, colocando à prova um futuro que parecia não lhe reservar nenhuma surpresa.
Fanny Ardant é o ponto alto do filme. Construído de uma maneira muito delicada, como talvez só uma diretora soubesse fazê-lo.




Nenhum comentário: