março 26, 2013

Além das Montanhas


Em pleno século XXI, mais precisamente em 2005, no mosteiro Tanacu, a morte de uma jovem romena depois de um exorcismo, realizado em condições confusas, deixou o país inteiro chocado. 
Cristian Mungiu tirou deste incidente, em que o obscurantismo religioso e as aberrações administrativas da era Ceausescu se revelam, o roteiro deste seu terceiro filme, baseado no "romances de não-ficção", escrito por Tatiana Bran Niculescu.



Além das Montanhas é a história de uma paixão  que desencadeia uma série de eventos infectados pelo sobrenatural.
Alina visita sua namorada Voichita que abraçou a religião e tenta convencê-la a deixar o convento. Revelou-se muito difícil ter Deus como rival e, diante de desejos inconciliáveis, ​​surge o conflito.
Alina, embora admitida  no convento, onde compartilha a cama da namorada, se rebela contra a autoridade do padre e blasfema no mosteiro.
Foi suficiente para se convencerem de que ela estaria possuída pelo demônio. 
Depois de repetidas crises, ao sentir que não conseguia convencê-la a fugir do jugo fundamentalista para dias felizes na Alemanha, onde um trabalho as aguardava, o abade, (único macho do mosteiro) e suas religiosas histéricas organizam um exorcismo mau sucedido que levou Alina a precisar ser levada ao hospital. Não podendo permanecer lá e não tendo família (as duas haviam crescido num orfanato) Alina retorna ao mosteiro e continua a lutar contra a cegueira de Voichita e o sacrifício de sua vida.


Isolamento, paisagens nevadas, a presença do diabo, histeria feminina e exorcismo, a crônica da vida em um mosteiro ortodoxo até o surgimento de um corpo estranho que provoca o rompimento da comunidade religiosa e transforma Além das Montanhas quase num filme de terror.
O som fantástico dos aviões que contrasta com a simplicidade do ritmo diário de oração e tarefas domésticas, num mosteiro onde sequer havia energia elétrica, os quadros pictóricos( chiaroscuro), numa atmosfera que abriga superstição, à espreita, como uma ameaça invisível,  dos acontecimentos que levaram este grupo de religiosos fanáticos a cometer atos de extrema crueldade.
Em que pese a segunda parte (o exorcismo se arrasta) ser muito longa, em geral, tudo é bem feito.
O autor precisou de mais de duas horas para, com fria indignação, criticar os absurdos da Igreja, o mal funcionamento dos serviços de saúde, além do fundamentalismo religioso. 
Na última cena uma carga de lama suja de neve macula o pára-brisa do carro que leva os fanáticos da polícia, impossível não ver o toque dos anos sombrios da ditadura...

Além da premiação de melhor roteiro, as duas atrizes principais Cristina Flutur e Cosmina Stratan, receberam o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2012, respectivamente nos papéis de Alina e Voichita.
O diretor,  um dos representantes do movimento "postdécembriste" (referindo-se a 25 de Dezembro de 1989, a execução do ditador Nicolae Ceausescu ), Cristian Mungiu deu, em 2007, a primeira Palma de Ouro à Romenia , com seu drama feminista  4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias. aqui

Nota: O sacerdote que manteve a jovem amarrada e privada de comida e água, foi condenado a 7 anos de prisão e excomungado da Igreja Ortodoxa. Sabe-se que a prática do exorcismo embora seja proibida ainda continua (v.youtube)

Um comentário:

Anônimo disse...

V escreveu esse texto, Zelia? ( não tem autoria)
Tambem assisti a esse filme e tenho uma interpretação diferente da apresentada. Ainda mais por ter convivido durante um bom par de anos c uma Sra. romena, amiga de minha mãe, que viveu sob o sombrio regime comunista.
Bom, mas de qq forma, pouco importa.
Bia