novembro 01, 2012

Aroma de bananas

Depois de meia noite,  na terceira quinta-feira do mês de novembro, a partir de pequenas aldeias e cidades, mais de um milhão de garrafas de Beaujolais Nouveau começam uma jornada, através de uma França, ainda adormecida, para Paris e embarque imediato para todas as partes do mundo. Banners proclamam a notícia: Le Beaujolais Nouveau est arrivé
Foi dada a largada para uma corrida mundial para ser o primeiro a servir  este novo vinho. Levado por motocicleta, caminhão, balão, helicóptero, jato, elefante, corredores e riquixás ele chega ao seu destino final. Poucas semanas antes,  este vinho era um cacho de uvas em um vinhedo. Mas por uma colheita rápida, uma rápida fermentação e um engarrafamento rápido, tudo está pronto, na hora fixada pela lei francesa.
O Beaujolais Nouveau não pode ser lançado senão na terceira quinta feira do mês de novembro (este ano será dia 15)!
A curiosa história do Beaujolais Nouveau é um belo exemplo de marketing no mundo do vinho. O vinho em si não tem nada de especial, mas por tudo que o cerca, o mundo todo acha sempre bacana e agradável beber um Beaujolais Nouveau assim que é lançado. Há sempre os desavisados a querer bebê-lo em qualquer época do ano!
Com um processo de produção diferente dos vinhos que estamos acostumados a beber, o Beaujolais Nouveau, feito 100% com a uva Gamay, uva de grande importância na Borgonha (a principal é a Pinot Noir), passa por um processo chamado Maceração Carbônica:os cachos são colocados inteiros dentro de cubas, onde é adicionado Gás Carbônico, o que retira o oxigênio lá presente. Desta forma, acontece uma fermentação intracelular no interior de cada frutinha e depois esta fermentação vira extracelular, pois as peles das uvas se rompem, liberando oxigênio. Este processo de produção geralmente confere aromas de banana ao vinho o que é uma das suas principais características.
O Beaujolais Nouveau é um vinho leve, bem aromático e para ser servido em temperaturas mais baixas que os tintos mais encorpados, por volta de 12/13 graus. Excelente como aperitivo e melhor ainda na beira de uma piscina num dia quente!
É um vinho sério, mas descompromissado, para ser bebido descontraidamente e não num restaurante para acompanhar pratos de alta gastronomia! 
E o mais importante: Um vinho para consumo imediato!
Depois de alguns meses, fica sem graça e ruim de beber. Ele não é feito para ser um vinho de guarda!


Nota :  Saiba mais aqui e veja a programação Beaujolais-Nouveau-2012

Nenhum comentário: