outubro 29, 2012

Les arts florissants de William Christie




"William Christie conseguiu mesclar sua vocação e seu passatempo. Fundador de uma das melhores orquestras barrocas do mundo, ele trouxe sua música para o extraordinário jardim que cultiva há 30 anos.


  


 O jardim mistura excentricidades e formalismos e foi tombado pelo governo francês como patrimônio histórico. Foi o primeiro jardim tombado na França com o criador ainda vivo desde Giverny, de Claude Monet.


Era um "jardim secreto" para Christie e alguns poucos amigos, onde ele encontrou privacidade numa vida cheia de viagens e apresentações. Ele passa metade da vida fora daqui, dirigindo e tocando com a orquestra que fundou em 1979, a Les Arts Florissants,(ouvir)  ministrando aulas na Juilliard School, em Nova York, e em outras instituições e encontrando ideias para o seu jardim de 15 hectares.


O jardim contém estilos e ambientes diferentes -como um pátio formal, barroco, e um teatro de topiaria em forma de templo budista-, concebidos como palcos vivos para as apresentações.

Mas só neste ano ele criou um festival musical aqui, onde por vários dias em setembro ele e sua orquestra tocaram obras de Handel, Charpentier, Corelli, Couperin e outros.

"A ideia de criar um mundo inteiro à parte é muito importante. Então sempre fui ambivalente [à ideia de abrir o jardim a estranhos]", disse Christie. "Esse jardim tem uma exuberância, uma extravagância, barroca. Eu o mantenho há muito tempo, então, quando ele começou a ficar apresentável, decidi que faria algo mais aberto ao público."

Nascido em Buffalo (Nova York), Christie chegou à França em 1970 para escapar da Guerra do Vietnã. Cravista formado pela Universidade Yale, ele foi contratado pela BBC e depois construiu uma vida na França. Aqui ele ficou famoso por devolver aos franceses seu repertório barroco.

O jardim de Christie é uma paleta de verdes, construída sobre quatro plantas básicas -teixos, carpinos, buxos e limoeiros-, segundo o consultor de jardinagem John Hoyland. "Mas a gama de verdes e sua vibração, a forma como o vento se move através dele e a luz - é simplesmente magnífico", afirmou ele.
Dena Kaye, amiga e uma das patrocinadoras de Christie, disse que "encher o jardim com música é ótimo, algo monumental". Kaye, filha do ator americano Danny Kaye, trabalha com Christie em planos para que uma ONG franco-americana prossiga seu trabalho na orquestra e preserve o jardim e o festival. Christie, 67, teme que o governo francês, nestes tempos de aperto orçamentário, não possa mais dar tanto apoio à cultura.
Ele disse que é inspirador abrir seu jardim, mas também um grande alívio quando os visitantes partem.
"Você fica ansioso pelo momento em que pode ir ao jardim a qualquer momento do dia ou da noite. E lá está você, totalmente sozinho."
STEVEN ERLANGER

Nota: album/les-arts-florissants-10-years

Nenhum comentário: