agosto 10, 2012

Krishna




Os hindus (sempre aos milhões) celebram hoje a festa do nascimento de Krishna, oitavo avatar (aqui os demais) de Vishnu, principalmente na cidade de Mathura, situada a cerca de 135 km ao sul da capital indiana, onde teria nascido a divindade há cinco mil anos .
Para lá se deslocaram em peregrinações milhares de pessoas para participar das celebrações, que incluem orações e canções nos templos e banhos de seus ídolos com mel e preparados lácteos

A festa do Janmashtami lembra o nascimento de Krishna, um sedutor e brincalhão deus pastor, um dos mais populares do panteão hindu e figura fundamental no texto sagrado Bhagavad Gita. (aqui para saber mais) 


O deus é considerado o oitavo de Vishnu, que junto com Brahma e Shiva faz parte da trindade sagrada do hinduísmo, a religião de cerca de 80% da população da Índia

Sua figura tocando uma flauta ao lado de sua amante Radha se encontra em todos os templos hindus.
"O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo. O que for o teu desejo, assim será tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino."

Nota: Leia aqui para saber mais.

Nenhum comentário: