julho 30, 2012

Felicidade (Bliss)


"Embora Bertha Young já tivesse trinta anos, ainda havia momentos como aquele em que ela queria correr, ao invés de caminhar, executar passos de dança subindo e descendo da calçada, rolar um aro, atirar alguma coisa para cima e apanhá-la novamente, ou ficar quieta e rir de nada: rir, simplesmente.
O que pode alguém fazer quando tem trinta anos e, virando a esquina de repente, é tomado por um sentimento de absoluta felicidade — felicidade absoluta! — como se tivesse engolido um brilhante pedaço daquele sol da tardinha e ele estivesse queimando o peito, irradiando um pequeno chuveiro de chispas para dentro de cada partícula do corpo, para cada ponta de dedo?
Não há meio de expressar isso sem parecer "bêbado e desvairado?" Ah! como a civilização é idiota! Para que termos um corpo, se somos obrigados a mantê-lo encerrado em uma caixa, como se fosse um violino raro, muito raro?
"Não, isso de violino não é exatamente o que eu quero dizer" — ela pensou, correndo escadas acima e apalpando a bolsa,... continuação
Katherine Mansfield

Nota:  Katherine Mansfield  é considerada um dos maiores nomes da literatura inglesa. Nascida em 1888, na  Nova Zelândia, de pais ingleses estudou na Inglaterra.  Casou e descasou no mesmo dia e depois  ficou  grávida já em outra ligação amorosa. Em meio a uma conturbada vida afetiva, sexual e social, vê seu irmão morrer, em 1915, durante a guerra. Aos 34 anos de idade, morreu de tuberculose. Sua consagração ocorreu após a morte. A imagem é da casa onde nasceu.

Nenhum comentário: