dezembro 17, 2011

Não deixem de voar!

O Pisco Sour é um delicioso destilado feito de uvas, cuja origem e nacionalidade são disputadas pelo Peru e Chile. A palavra pisco estaria ligada ao porto do Peru por onde a bebida era exportada. O termo também significa ave ou pássaro no dialeto peruano quéchua.
O Porto de Pisco foi batizado com este nome em decorrência da grande quantidade de pássaros que viviam nas ilhas Ballestas. 
A diferença entre o pisco peruano e o chileno seria o fato de o primeiro ser um pouco mais seco que o segundo. A aguardente é destilada do vinho feito de dois tipos de uva: Moscatel de Alejandría e Pedro Jimenez, cultivadas no norte do Chile (Vale do Elqui e Coquimbo) e no sul do Peru. O álcool obtido na destilação do vinho, com cerca de 70º, é suavizado com adição de água desmineralizada, assim o teor alcoólico diminui e a bebida fica pronta para o consumo. Não parece lenda que o Pisco leve esse nome também por provocar sensações de "vôo".
A versatilidade do pisco permite ser apreciado como aperitivo e poder ser usado numa grande variedade de drinques. A sua versão mais conhecida, o Pisco Sour, pode ser de limão ou manga e sua preparação conta com um ingrediente surpreendente, a clara de ovo!!
Aí vai a receita legítima...
Ingredientes:
2 claras de ovo.
3 limões.
10 g de açúcar.
10 cubos de gelo pequenos.
70 a 80 ml de Pisco
3 a 4 gotas de Angostura. 
Modo de preparo:
Num liquidificador, misture as claras de ovo com o suco de limão. Adicione o açúcar, os cubos de gelo e o pisco. Misture novamente. Coloque a bebida num copo de coquetel com gotas de Angostura e uma pitada de canela.

Se tem aquele energético que te ´dá asas´, com o pisco não é muito diferente...

Nenhum comentário: