dezembro 17, 2011

La Chascona


Pablo Neruda começou, em 1953,  a construir em Santiago, uma casa para Matilde Urrutia, seu amor secreto na época. Ele chamou a casa  de "La Chascona", o mesmo apelido que dera  à  sua amante,  devido ao seu abundante e desgrenhado cabelo.

A casa fica situada no bairro Bellavista,  na parte inferior do morro San Cristóbal.
Inicialmente, apenas a sala de estar e um quarto foi construído.
Naquela época, Matilde  morava sozinha. Enquanto Neruda ainda vivia com sua mulher, Delia del Carril, em Michoacan. Muitos dos seus amigos foram participantes do segredo guardado em "La Chascona". Entre eles o muralista mexicano Diego Rivera, que pintou um retrato de Matilde com duas cabeças. Observando com atenção seu cabelo, se pode perceber o perfil de Neruda, num tempo em que os amantes ainda permaneciam clandestinos.
Este quadro é uma das peças que se encontra na casa, hoje transformada em museu.
Quando em 1955, Neruda se separou de Delia del Carril e mudou-se para "La Chascona", a casa começou  a crescer com a adição de uma cozinha e uma sala de jantar. 
Depois, veio a ser construído  um bar e uma biblioteca, onde Neruda vivia longe dos prazeres da burguesia e voltado para o seu ambiente íntimo, onde recebia os amigos. 
Em 23 de setembro de 1973, dias após o golpe militar que derrubou Salvador Allende, Neruda morreu. Matilde continuou vivendo na casa até sua morte em 1985. 
Além da "La Chascona", de Diego Rivera, outras obras são mantidas formando uma pinacoteca interessante, com pinturas de artistas chilenos e estrangeiros de todos os tempos.
Esta foi apenas uma de suas tres casas e hoje é a sede da Fundação Pablo Neruda.

Link no título para o texto original

Nenhum comentário: