outubro 13, 2011

Um Conto Chines



Não que comédia seja um gênero menor, mas "Um Conto Chinês" não pode ser lançado na vala comum do besteirol que rola solto por aí, classificado como tal. É certo que o filme tem passagens hilárias, algumas ternas e doces, outras porém, chegam a ser meio amargas. Notadamente quando se sabe, desde a abertura, ser a história baseada em fato real, ainda que muito absurdo e bizarro : uma vaca caindo do céu. 
O cinema argentino se dá ao respeito, traz sempre um bom roteiro. Neste, Ricardo Darin dá mais um show de interpretação. Ele vive um veterano da Guerra das Malvinas, misantropo, que vive encerrado em sua loja de ferragens, cheio de manias e colecionador, dentre outras coisas estranhas, de notícias absurdas de jornais que lhe reforçam a convicção de que nada na vida faz sentido. 
Por acaso, entra em sua vida um rapaz chines que se encontra perdido em BsAs, trazendo tatuado no braço apenas o endereço de seu tio e sem falar uma palavra de espanhol. A dificuldade de comunicação e as diferenças culturais levam a situações que alguns talvez achem cômicas, mas não perdem o caráter dramático. 
Apesar da difícil convivência e ainda que não consigam se comunicar senão por gestos, vai ficando claro o quanto eles se identificam na busca de um sentido para suas absurdas vidas.   
Nota:Link no título para a crítica de especialista...

Nenhum comentário: