junho 24, 2011

NOVECENTO

Conhecendo boa parte da filmografia do Bertolucci  (Assédio, Beleza Roubada, O Céu que nos Protege, O Último Imperador, La Luna, O Último Tango em Paris, O Conformista), ao me deparar com este NOVECENTO  (1900), que ganhei do TL, não encontrava explicação para não tê-lo assistido antes. 
Sem grande esforço (viva o google!),  fiquei sabendo haver sido   uma decepção a sua estreia e que, concebido para ter oito horas de duração, o filme foi mutilado pelos produtores e as suas duas partes estrearam em épocas diferentes. Não bastasse isto,  estávamos em plena ditadura, a censura fez cortes. Para não  falar da  (má) qualidade das cópias.
Acabei lembrando  de haver lido, na época,  algo a respeito. 
Lançado em 1976,  o filme é tido por alguns como um épico . Nele Bertolucci esboça um gigantesco painel do século 20, de seu início até "la liberazione" da Segunda Guerra. Como se sabe, o fascismo  sempre foi para ele  uma  preocupação recorrente. Daí,  mais uma vez,  ir  em busca de suas raízes. Novecento começa com a oposição entre latifundiários (perversos) e camponeses (heróis sem mácula), no início do século,  até os apelos do comunismo de um lado e  do fascismo de outro. Com as posições sendo progressivamente enrijecidas, o conflito  é  mostrado  a partir da história de dois meninos que crescem juntos, separam-se e depois voltam a se encontrar. Um deles , filho de camponeses e o outro é o filho do patrão latifundiário. Amigos, rivais, inimigos. Inseparáveis. As duas Itálias que se amam e se odeiam, conforme a circunstância, pessoal ou histórica. Permanentemente dividida - como é até hoje.
Bertolucci não teve qualquer preocupação com imparcialidade no tratamento e confronto das duas classes. Suas simpatias tinham lado claro e não fazia parte do seu projeto artístico escondê-las. No elenco Gérard Depardieu, Robert De Niro, Donald Sutherland, Burt Lancaster, Sterling Hayden, Dominique Sanda, Stefania Sandrelli. 

Não perdemos por esperar. Lançado em 2009, em DVD duplo, com mais de 5 horas, em cópia de boa qualidade que preserva as cores e a qualidade da fotografia,  NOVECENTO   é um espetáculo de primeira, independentemente do que digam os críticos.

Nenhum comentário: