Conhecendo boa parte da filmografia do Bertolucci (Assédio, Beleza Roubada, O Céu que nos Protege, O Último Imperador, La Luna, O Último Tango em Paris, O Conformista), ao me deparar com este NOVECENTO (1900), que ganhei do TL, não encontrava explicação para não tê-lo assistido antes.
Sem grande esforço (viva o google!), fiquei sabendo haver sido uma decepção a sua estreia e que, concebido para ter oito horas de duração, o filme foi mutilado pelos produtores e as suas duas partes estrearam em épocas diferentes. Não bastasse isto, estávamos em plena ditadura, a censura fez cortes. Para não falar da (má) qualidade das cópias.Acabei lembrando de haver lido, na época, algo a respeito.
Lançado em 1976, o filme é tido por alguns como um épico . Nele Bertolucci esboça um gigantesco painel do século 20, de seu início até "la liberazione" da Segunda Guerra. Como se sabe, o fascismo sempre foi para ele uma preocupação recorrente. Daí, mais uma vez, ir em busca de suas raízes. Novecento começa com a oposição entre latifundiários (perversos) e camponeses (heróis sem mácula), no início do século, até os apelos do comunismo de um lado e do fascismo de outro. Com as posições sendo progressivamente enrijecidas, o conflito é mostrado a partir da história de dois meninos que crescem juntos, separam-se e depois voltam a se encontrar. Um deles , filho de camponeses e o outro é o filho do patrão latifundiário. Amigos, rivais, inimigos. Inseparáveis. As duas Itálias que se amam e se odeiam, conforme a circunstância, pessoal ou histórica. Permanentemente dividida - como é até hoje.
Bertolucci não teve qualquer preocupação com imparcialidade no tratamento e confronto das duas classes. Suas simpatias tinham lado claro e não fazia parte do seu projeto artístico escondê-las. No elenco Gérard Depardieu, Robert De Niro, Donald Sutherland, Burt Lancaster, Sterling Hayden, Dominique Sanda, Stefania Sandrelli.
Não perdemos por esperar. Lançado em 2009, em DVD duplo, com mais de 5 horas, em cópia de boa qualidade que preserva as cores e a qualidade da fotografia, NOVECENTO é um espetáculo de primeira, independentemente do que digam os críticos.
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