abril 05, 2011

Viagem ao Fundo de um Coração

 
No original Any Human Heart  deu na edição  portuguesa   Viagem ao Fundo de um Coração,  que pode ser  uma traição à frase de Henry James “Nunca digas que sabes a última palavra sobre um coração humano” . A  frase  teria servido de inspiração  a William Boyd,   um dos mais lidos e premiados  escritores   entre os  cinquentões britânicos, para dar título a este  livro que  nos  fisga desde as primeiras páginas. Através do diário de Logan Mountstuart  um rapaz nascido no Uruguai, filho de mãe uruguaia e  pai inglês, que se muda para Londres na infância,  que ao ingressar  em Oxford já sabia que queria ser escritor e mais tarde descobre  Paris... Cosmopolita, viajante, escritor, cronista, diletante, Mountstuart movimenta-se entre escritores famosos, pintores consagrados, burgueses sedentos de mostrar o poder do dinheiro e uma nobreza rural com a qual se reune, eventualmente, ainda que não compartilhe  os mesmos interesses. 
Numa escrita cheia de ironia, no tom confessional e despretensioso de um diário íntimo,  conta através da intimidade de alguém, o que foi boa parte do século XX. 
Consegui fazer uma pausa depois de 300 páginas porque, enfim, o mundo  clama por nós  !!

Um comentário:

hugo medina disse...

Tenho viajado nessa obra com vagar e com cautela. É que se trata de uma tradução portuguesa e como nao poderia deixar de ser o português é português mesmo, nao é brasileiro como se costuma dizer. O português lusitado ora me enfada, ora me faz rir. Enfim, ler esse presente tem sido doloroso e engraçado, sobremodo quando me vem a mente as pequenas turras com alguns amigos tripeiros, que nao por acaso são portugueses.