março 27, 2011

Almanya



"O debate fervoroso entre alemães e turcos visto em DO OUTRO LADO, de Fatih Akin, prosseguiu em ritmo – e prazer – na Berlinale 2011. Em Premiere, exibido fora de competição, ALMANYA – WILLKOMMEN IN DEUTSCHLAND foi ovacionado. O mérito é de Samdereli Yasemin que fez de sua historia pessoal, uma deliciosa comedia de estreia sobre três gerações de alemães, turcos e os “mamelucos” dessa miscigenação.
É uma extraordinaria surpresa, encantadoramente zombeteira que se move ora no presente, ora no passado. O neto ouvindo a historia de seu avô: Um jovem imigrante turco chegando na Alemanha dos anos 60 que agora, mais idoso, resolve retornar para a Turquia levando toda a familia a reboque. Familia, alias, plenamente integrada na cultura da salsicha e cerveja e, portanto, “ligeiramente” temerosa nessa mudança de ares.
O “charme” é a palavra-chave do roteiro, plenamente autobiográfico, escrito por Samdrelli e sua irmã Nesrin. Uma narrativa maravilhosamente leve, mesmo ao abordar temas controversos e mesmo com a reviravolta de foco de todos os personagens: As idas e vindas, o passado e o presente, os diversos dialetos e linguagens, o que torna essa fita ainda mais deliciosa e rara.
É, enfim, fácil de entregar-se ao prazer desse conto que bebe do vigor das diferenças culturais e que, apesar do tom amistoso, não esconde sua crítica ou amargura nas vicissitudes dessa família que deve superar muitos obstáculos para acomodar-se em solo alemão antes de retornar à sua terra natal sentindo-se estranhos por completo" (Spoiler movies).
Nota: Da minha lista de filmes a serem vistos -   trailer

Nenhum comentário: