fevereiro 02, 2011

"Vinho e outros prazeres"

Vinho e outros prazeres é o tema da revista ADEGA.

A arte do azeite catalão  (Por João Calderón)   é a reportagem desta  edição. (link)



....
Falar da Catalunha e não do cultivar Arbequina é simplesmente como falar de Barcelona e deixar de lado Gaudí, uma vez que, na terra do famoso artista, esta pequena variedade reina absoluta, sendo praticamente o único cultivar tanto da região de Lérida quanto de Tarragona, além de um dos principais em toda a Espanha.
.....
A Denominação de Origem Protegida catalã mais ao norte está localizada na província de Lérida e é conhecida como Les Garrigues. O cultivo de oliveiras nesta área começou por volta do século XIII; porém, hoje, suas principais plantações datam do início do século XIX, quando árvores de Arbequina foram utilizadas para transformar os arbustos, conhecidos como garrigue, em uma fazenda produtora.

Les Garrigues é a DOP espanhola mais antiga, datada de 1973, e representa hoje cerca de um terço de toda a produção da Catalunha. Seu óleo de oliva extravirgem deve ser elaborado por, pelo menos, 90% do cultivar Arbequina e o restante de Verdeal. A DOP se estende por 45 vilarejos, dos quais a maioria possui uma cooperativa onde as olivas são levadas para serem processadas. O óleo de Arbequina produzido nesta região tem potencial para competir com os melhores do mundo e costumam ser um excelente custo benefício.

......

Nenhum comentário: