janeiro 11, 2011

Fernando e suas várias pessoas


Conhecido por sua capacidade de se reinventar por meio de seus heterônimos, Fernando Pessoa (1888-1935) é tema de exposição em São Paulo. Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenit, a mostra Fernando Pessoa, plural como o universo, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, apresenta a multiplicidade da obra de Pessoa e conduz o visitante a uma viagem sensorial pelo universo do poeta, fazendo-o ler, ver, sentir e ouvir a materialidade de suas palavras.

O público tem a oportunidade de conhecer – ou reconhecer – algumas das criações que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos – com identidade própria e por “ele mesmo”. No primeiro ambiente o visitante pode entrar em seis cabines onde são projetados trechos de poemas assinados pelo próprio Pessoa e por seus “outros” heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. O passeio também leva a uma espécie de labirinto poético que mostra de forma lúdica trechos de poesias e imagens do poeta, como forma de retratar suas várias “personas”. 

.

Nota: Segundo a  Mente&Cérebro a exposição vai até 30 janeiro . A ilustração acima   é um pretexto para mostrar o  original  conjunto de chávenas de café  da porcelana Vista Alegre que foi criado em volta dos heterónimos pessoanos. A colecção tem mesmo por título "Heterónimos". Desenhada por Catarina Pestana, é constituída por 4 peças, uma para cada heterónimo. Um lindo presente que recebi de meu amigo AMNF. Adorei!!!!

Nenhum comentário: