setembro 27, 2010

RIO DA LUA



O filme Water (Rio da Lua) é uma co-produção da Índia e Canada, dirigido por Deepa Mehta, ambientado na Índia, na década de 30, período de turbulências e grandes transformações devido à defesa da Satyagraha (princípio da não-agressão) feita por Mahatma Gandhi que disseminou a desobediência civil através da “resistência passiva” .
Chuyia aos 8 anos fica viúva, sem nunca ter conhecido o marido. Segundo a tradição indiana, é levada por seus pais para uma casa que acolhe ‘viúvas’ e onde estas são obrigadas a permanecer isoladas da sociedade, até o final das suas vidas. De acordo com a tradição religiosa hindu, com a morte do marido, a mulher passaria a viver ‘meia-morta’. Ser cremada com o marido ou se casar com o irmão do marido falecido seriam as outras opções. A menina Chuyia reage a esta condição, induzindo algumas das mulheres à reflexão acerca da opressão a que vivem submetidas.
Uma revolução pessoal, ao tempo em que avançam as idéias libertadoras de Ghandi, que se encontra em peregrinação pela Índia.
Sobre o tema, é imperdível o filme de Richard Attenborough - GHANDI, de 1982, indicado para o Oscar em onze categorias e ganhador de oito - um drama biográfico produzido por ingleses e indianos

Nenhum comentário: