setembro 12, 2010

SAIRÉ





O Sairé é uma festa que ocorre anualmente em Santarém (PA). A festa remete aos tempos da colonização do Brasil e acontece no verão amazônico, quando as águas verdes do rio Tapajós baixam e o povoado de Alter do Chão se transforma numa típica vila de veraneio, com praias belíssimas. No primeiro dia de festa, mastros decorados com flores e frutas são fincados na areia da ilha que se forma no período da seca, na principal praia de Alter-do-Chão, repetindo o que faziam os índios para saudar os portugueses.
A festa é composta por elementos religiosos, com cerimônias e rituais, e profanos, com atrações culturais e danças típicas, culminando com a tradicional competição dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, um espetáculo de fantasias e alegorias gigantescas, que encenam a morte e ressurreição dos botos, em uma arena chamada de Sairódromo.
No último dia, sempre uma segunda-feira, ocorre a “varrição da festa”, com a derrubada dos mastros. Segundo a tradição, todo aquele que conseguir apoderar-se de uma das frutas com as quais foram decorados os mastros, terá muita sorte. Em seguida, ocorre a “cecuiara”, um delicioso almoço de confraternização com pratos típicos da cozinha paraense, à base de peixes. A programação termina à noite, com a festa dos barraqueiros.
Nota: Saiba mais linkando no título

Um comentário:

Valéria Santos disse...

Meu Amor...que paraíso é esse? Vc como sempre consegue captar as melhores imagens dos lugares menos prováveis. Ou será que todo chão que vc pisa se torna mais belo? Eu já tinha visto, só não conseguia tempo para comentar...imagina? Bjs