julho 17, 2010

La tapenade noire au basilic

Une recette facile de tapenade aux olives noires, qui sent bon la Provence. A tartiner sans modération. Pour 6 personnes.
Ingrédients: 250 g d'olives noires dénoyautées, 3 filets d'anchois, 1 cuillerée à café de câpres, 2 gousses d'ail, Huile d'olive (à votre goût),1 poignée de feuilles de basilic.
Mettez tous les ingrédients dans un mixeur et mélangez jusqu'à l'obtention d'une pâte onctueuse en ajoutant progressivement l'huile d'olive.
Remuez de temps en temps avec une cuillère, afin que l'ensemble soit homogène. La texture ne doit pas être complètement lisse, mais encore granuleuse, afin d'exprimer pleinement saveurs et arômes.


Nota: O blog funciona como meu banco de memória, onde tenho arquivado as coisas de que gostaria de continuar lembrando (embora tenha medo de um dia sequer reconhecê-lo). Como não sabemos o que nos espera, vou fazendo os meus registros.
Talvez seja interessante explicar que este comentário se deve à provocação de uma amiga (via email). Ela reclama de eu não me manifestar a propósito dos textos postados, se concordo ou desaprovo. Enfim, pede-me uma crítica...(que seria ótimo de acontecer nos deliciando com um rouge!?)
Na verdade, não são poucas as vezes em que gostaria de eu própria ser o (a) autor (a) deles. Noutras, apraz-me imaginar o quanto certas idéias provocativas devem incomodar aos conservadores e hipócritas. Nada disto é importante mas, em ambos os casos, leio, ocupo meu tempo e minha cabeça e, por que não? me divirto :)
No geral, observa-se que a maioria das postagens, em prosa ou em verso, é simplesmente, poesia...com umas pitadas de romantismo, paixão, irreverência e, eventualmente, alguma melancolia. Desta, depois de uma certa idade, ninguém escapa, variando apenas o grau, o nome que se dá a ela e a dificuldade de cada um(a) em se reconhecer na situação.
O resto é puro deleite...Basta de divagações!
Na Provence, destino de minha primeira viagem como aposentada, se encontra tapenade nas feiras, de vários sabores e aromas. Estava lendo o L'Express.fr quando me deparei com esta receita fácil para tapenade de azeitonas pretas, que cheira a Provence. Bateu uma vontade...
Não consigo traduzir tartiner, mas fique com espalhar, lambuzar bem muito e troque esta 'limonadinha' (da foto) por um rosé. Quiçá um pastis. Ça va mieux!
Vamos ao que interessa:
Rendimento: 6 porções (para pessoas não esgalamidas)
Ingredientes:
250 g de azeitonas pretas sem caroço
3 filés de anchova
1 colher de chá de alcaparras
2 dentes de alho
Azeite (a gosto)
1 punhado de folhas de manjericão
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta lisa gradualmente adicionar o azeite.
Mexa, de vez em quando, com uma colher para que fique uma pasta homogênea. A textura não deve ser completamente lisa, mas granular, para expressar os sabores e aromas.

Huuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm....

4 comentários:

Anônimo disse...

Que tal degustarmos a receita juntos????? Para tanto é preciso que a menina reapareça e responda aos meus chamados rsrsrsrsrsrsrsrs!!!
Où est-ce que tu t'es cachée, alors?????
Je te cherche partout, et personne ne sait me dire où tu te trouves.....
Un gros bisou de TL.

Anônimo disse...

MENINA....
na ultima passagem na Provence, em visita a meus primos, eles me apresentaram um PASTIS SUBLIME....Henri Bardouin, destilado em Forcalquier desde 1898! e eu so descobri agora!rs
Estou esperando sua visita para saborear uma tapenade com o tal pastis, mas rapidinho, que a garrafa ja esta aberta!
Bia

Anônimo disse...

Só agora me dei conta do "pessoas não esgalamidas"...
TL

Lute disse...

Tu algum dia fizeste essa receita? Vamos experimentar quanto eu for te visitar por esses dias.