outubro 17, 2009

Clara Pinto Correia

Ela é escritora, bióloga, tradutora,historiadora, jornalista e apresentadora de TV. Sua produção científica e cultural (segundo a enciclopédia do google) é imensa em todas as áreas em que atua. A maravilhosa aventura da vida, através do qual estou tendo meu primeiro contato com ela, sequer é mencionada, no meio de tantas obras mais importantes.
Malgrado o subtítulo Uma lição de Biologia do Desenvolvimento, não me arriscaria a enquadrá-lo como uma obra de ciências. Isto porque, ainda que seja mantido o rigor científico, os fenômenos curiosos e extraordinários de nosso mundo são tratados com muita sensibilidade e uma certa dose de humor. Para ter uma idéia, a cada pequeno capítulo que compõe o livro é atribuído um título, o que trata do maior sucesso adaptivo do planeta que são as orquídeas, se chama 'A completa desfaçatez das orquídeas' . Ao analisar a dissecação de milhares de cadáveres ocorrida na Renascença na busca de desvendar os mecanismos da circulação sanguínea , a autora nos dá uma aula de história no capítulo Deixo a minha alma no cais (das questões da alma).Porque Henrique VIII teve seis mulheres mandou decapitar tanta gente e mudou para sempre a religião na Inglaterra vem explicado no O Rei vai nu. Sobre as consequências da consaguinidade das famílias reais européias em Filho és, pai serás, como fizeres assim acharás. Traz ainda A História universal da perplexidade, além de discorrer sobre 'os truques de acesso às delícias da barriga da mãe' . Sem contar na delícia que é '.....e foi assim que a hidra de água doce deu o pontapé de saída para o materialismo europeu ." E por aí vai...Sensacional!
Nunca vi nada parecido com esta mulher. Minto, vi. Temos uma 'Neurocientista de plantão' chamada Suzana Herculano-Houzel que também brinca no sério com os temas de sua área. Se tiver curiosidade clique neste título. Te leva ao blog que é um dos que acompanho, já que o livro da Clara Pinto Correia só vai ser encontrado em Portugal...Recebi do meu queridinho que envia de lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto é um absurdo! eu já ia amanhã comprar na FNAC.....quem mandou eu não ter um queridinho?
bj,
WB