agosto 25, 2009

Nunca aos Domingos


Ontem assisti um triailer (dublado!) da comédia Falando Grego, com a ex 'feia' do Casamento Grego no papel de uma atrapalhada guia de turistas na Grécia. Incidentalmente, se ouve Never on Sunday, uma música linda que tocou muitíssimo e depois nunca mais. Nem aos domingos!
Foi a música que ganhou o Oscar em 1960.
Nunca aos Domingos é um filme com a Melina Mercouri e Jules Dassin que não só escreveu, mas também atuou e dirigiu o filme. Para relembrar, já que não sei se andou passando nos cines cults ultimamente, é a história de prostituta alegre, cheia de amigos. Aos domingos ela recebe os amigos em casa pra conversar, dançar e se divertir. Obviamente, que só os homens. Em 1960, as mulheres, se ficavam amigas de prostitutas, o faziam às escondidas.Ou nem ficavam.
Chega então um americano, metido a intelectual que acha que precisa mostrá-la outro tipo de prazer e, de forma meio moralista, tenta impor suas idéias. O embate é mágico em Nunca aos Domingos. A pretensão de achar que alguém que vive fora do convencional é errado e que o saber intelectual é que proporciona a verdadeira alegria...chega! Fiquem com algumas cenas do filme.

2 comentários:

Lala disse...

Bela música. belo filme, bela época. O som dalingua grega cai muito bem na melodia. Melina parece saborear cada palavra enquanto canta. A posição de seus lábios me faz lembrar a boca da Callas, obviamente sem comparações.

Lala disse...

Que aula de sedução, eihn?