julho 18, 2009

Mente quem disser que não se interessa pela vida dos outros. Sempre gostei de ler confissões, autobiografias, diários, cartas e memórias. Era interessante conhecer o dia a dia dos famosos, saber de suas preocupações, angústias e diiculdades que os faziam gente, gente como nós, os anônimos.
No passado, eram comuns os diários íntimos mesmo de pessoas anônimas. Estes diários eram recheiados de segredos que jamais eram divulgados e, se acontecesse, ficavam restritos à esfera familiar. Tal comportamento rendeu ótimos roteiros de cinema (lembrei As Pontes de Madison...mas tem outros). O que levaria alguém a manter durante anos, às vezes décadas, um diário secreto? Na mitologia, Mnemósine, a deusa grega da memória, a mãe das nove musas, a guardiã do passado, patrocinou a maioria desses diários contra as forças do Letes, o rio do esquecimento.
Em toda minha vida jamais mantive um diário. Nunca tive paciência ou gosto para anotar as banalidades do quotidiano ou reflexões sobre a vida ... Sobre isto não se escrevia. Conversava-se. E muito. De preferência, nos bares da vida, sem necessidade de registrar por escrito a nossa versão dos fatos, relevantes ou não, a nossa visão do mundo e o que íamos fazer com ele ... Não existia a preocupação em não esquecer eventos , nomes, datas, tristezas e alegrias.
Do diário íntimo, trancafiado em gaveta, passou-se ao blog, aberto ao mundo. Através dele, o menos importante dos seres humanos pode despertar o voyeurismo de todos nós. Para quem tem um blog, é leitor de muitos ou as duas coisas, a simples idéia de que existem pessoas completamente desinteressadas por essa contemporânea forma de comunicação, soa estranhíssima.É que o mundo e a própria blogosfera parecem muitas vezes se confundir. Afinal os blogs estão aí, ditando o comportamento, informando, entretendo, irritando...
A possibilidade de interação com o “visitante”, que pode deixar seu comentário no final do post , é um recurso característico dos blogs. E, embora se permita uma enorme liberdade opinativa, o blog tem seu conteúdo sujeito às mesmas regras legais de outras mídias e seu autor sempre pode ser responsabilizado juridicamente pelo que escreve.
Outro aspecto do blog é a ligação que tem com outras fontes de informação disponíveis na rede e, mais intensamente, com outros blogs. Daí a lista de blogs com um link direto para os seus endereços. Tais listas representam um excelente meio de avaliação dos interesses e preferências dentro da blogosfera, com os quais o blogueiro compartilha e revela sua personalidade e ideologia.
Todo este blablabla tem a ver com o fato de haver sido colocado um contador de visitas que tem me feito pensar no que siginifica toda esta brincadeira.....

Nenhum comentário: