junho 19, 2009

La Gioconda

Mesmo antes de o códigodavinci tranformar o Louvre em filial da disneylândia, a Mona Lisa já causava o mesmo frenesi de hoje. Milhares de pessoas se acotovelam, diariamente, em frente ao quadro, para tirar fotos sem dar a mínima para a placa (em idiomas diversos) avisando que "é proibido fotografar". A sanha de fotografar parece mais acirrada ao constatarem ser o quadro daquele tamainho. Ninguém parece acreditar: “ Só isto?" E tome flashes! Quando alguém que não pretende demorar muito vai visitar o Louvre, o conselho que dou é um só : siga os japas ! Eles entram cegos em direção à Mona Lisa, disparam trocentas fotos, viram-se e vão embora com aquele sorriso mais indecifrável do que o da fotografada.

Vejam como a Mona Lisa não sai da moda. Os italianos que não tem o quadro original promovem (na Toscana, até 30 de setembro) a mostra Joconde - Da Monna Lisa alla Gioconda Nuda. Um dos destaques da exposição no Museu Ideale Leonardo Da Vinci é um retrato de uma mulher nua, com as mãos cruzadas, de olhar delicado e sorriso tímido que se assemelha ao quadro mais famoso do pintor Leonardo da Vinci. A mostra tem pinturas e desenhos do século 16 ao século 20 e peças de arte contemporânea dedicada ao fenômeno que ficou conhecido por "Leonardismo" (ou "Giocondologia") e retrata como o quadro Mona Lisa tornou-se um ícone mundial da literatura, design gráfico e internet. Nesta montagem juntei, além das monalisas nuas do site da BBC, todas as do meu arquivo (Dali, Botero, etc).

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro a Monalisa Gorduchinha do Botero. Mas a verdadeira Gioconda sempre foi pra mim uma grande decepção nas duas ou três vezes que a vi "pessoalmente". Tão mirradinha em meio a todo o culto e toda a grandeza que a cercam há séculos. Sou mais as "Meninas" de Velázquez. No próprio Louvre o que me deixou boquiaberto [embora não devamos comparar pintura com escultura] foi a Vitória de Samotrácia. Só voltarei àquele museu se for para revê-la!!!!!
Beijos. TL

hugo medina disse...

É incrível como a Monalisa (chamá-la mona, além de íntimo é muito pejorativo, nao?) serviu de inspiração para muitos outros artistas. Acho especialmente intressante a do Botero e a do Dali. Ir ao Louvre e nao se empilhar diante do "quadro mosquito" é mesmo que ir a Roma e nao ver o papa. Eu já dei por vista há mutio tempo. bjim