fevereiro 17, 2009

Swásthya!

"Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Segundo consta seria o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade."
(http://www.yogasite.com.br/yogasite/yoga.htm)
Ultimamente, tenho ouvido falar muito em yoga (pronuncia com Ô fechado) pelo meu amigo Hugo que, em busca de bem estar e de " se tornar um velhinho legal" (as palavras são dele), se tornou um praticante. Amanhã será o dia da Yoga!
Cada um de nós, ainda não entrados na velhice - o meu geriatra diz que é só a partir de oitenta -, por caminhos diversos, tem procurado melhorar esta tal de "qualidade de vida", agora que a envelhecência tornou-se o período mais longo de nossas vidas. Andei "espreitando" (como dizem os lusos) alguns sites, textos e videos. Parece ser interessante a yoga, mas não é a minha praia.
Com ou sem yoga, não acredito que alguém se torna legal ao ficar, ou porque ficou, velhinho. Continuam os mesmos. Há os que tendem a acentuar alguns defeitos e manias. Mas isto não é a regra. E, se for, tem as exceções de sempre. Tenho amigas que se tornaram mais, digamos, leves, depois dos sessenta . Por outro lado, tem certos velhinhos, alguns meio abandonados, que ao olhá-los penso: vai ver era um chato! Agora não tem mais nada que dê jeito! Será um velho chato!
Nestas horas me sinto bem aliviada de não ter um para aturar. Embora tenha conhecido e conheça alguns velhinhos "legais". O Pepe (pai da Beatriz) era uma graça. Mesmo sem ser próxima dele, vez por outra conto as estórias do avô do meu genro que me parece uma delícia como velhinho. O pai do Tito é outro que tem o humor ótimo!
E os velhinhos mais distantes: o Rubem Alves (vive no blog), o Millor (não perdeu a verve). Quanto ao Cony, passei a fazer algumas ressalvas...
Eu tinha dito para o Hugo que ia fazer uma postagem sobre YOGA. Agora foi!
(sobre yoga clique no título)

Um comentário:

hugo medina disse...

Yôga nao é tão-somente a união do corpo com o espírito, é também a união do ser com outros seres. É sinônimo de força e equilíbrio, físico e emocional. É incrível como desencadeia um estado de leveza e otimismo. Os rigores da prática como a alimentação natural (os yoguins nao comem cadáveres) ficam para os intransigentes. Para mim fica a alegria de praticar. bjim