janeiro 12, 2009

Sorriso difícil

Veja a que ponto chegamos: deu no NYTimes que o sorriso está em falta .
Quando tudo vai mal na economia, além das guerras, as catástrofes, inclusive as pessoais, os ânimos em baixa, não há como sair por aí sorrindo.
"Alegria ou tristeza, arrependimento ou expectativa, triunfo ou constrangimento, afeto ou maldade, o importante -e o mais difícil hoje em dia- é continuar sorrindo".
Para melhorar o humor dos motoristas, na Tailândia os policiais-motociclistas passaram a usar um sorriso vermelho pintado sobre a habitual máscara branca contra a poluição, enquanto Cingapura promoveu uma campanha Quatro Milhões de Sorrisos e, no Japão, onde a seriedade da vida pode ser esmagadora, os trabalhadores estão sendo treinados para segurar os "hashis" nos dentes de modo a simular um rosto risonho.
Com a queda das Bolsas, muitos se divertem com a desgraça alheia e fazem piadas com os poderosos e suas perdas. Mas não está fácil sorrir. Há gente buscando na plenitude da ioga uma oportunidade para rir. Os instrutores estariam dando uma ajudinha, imprimindo mais leveza a esta prática que é sempre solene. "A verdade está lá no fundo daquele lugar que ri."
Talvez seja justamente nesse lugar que o mundo precisaria estar agora.
Rir é saudável, a alegria é saudável, um pouco de patetice faz bem.

Nenhum comentário: