novembro 17, 2008

Vou me recolher...

Acho esta uma ótima expressão. Às vezes faço uso dela simplesmente para dizer que vou dormir ou sinalizando que não vou mais atender o telefone, que quero ficar comigo.
"O recolhimento é um movimento que nos torna menor em volume ocupado e nos amplia em consciência". Será mesmo?
Hoje já amanheci pensando em recolhimento...É isto mesmo. Não só o dia, mas eu também amanheço. Às vezes, não. Hoje amanheci, tentando um recolhimento impossível e censurado pela minha filha que é obediente seguidora de todas as convenções, tal como lhe foi ensinado pela mãe que esqueceu (!?) de concluir o "discurso", dizendo que as regras foram feitas para serem transgredidas. Do contrário o mundo não teria a menor graça!
Seguindo essas mesmas regras, sendo hoje o dia em que nasci, todo mundo acha que deve me cumprimentar, "por haver nascido e tornado o mundo melhor", é só um deles. Sugerem outros que hoje devia ser feriado nacional, afinal "não é sempre que nasce uma pessoa assim como eu" (assim como? fiquei preocupada!). Invejo tanta criatividade. Agora que o orkut não nos deixa esquecer, tenho muita dificuldade de escrever os obrigatórios cumprimentos pela passagem dos aniversários. Mas há quem se esmere no óbvio. E o pior vem depois. O agradecimento por eu ter "lembrado"!
Seria muito bom se os que ainda não fizeram deixassem para amanhã, ou quem sabe para a próxima semana, ou qualquer outro dia, ou até nunca expressassem os melhores votos que fazem por mim. Confio que todos queiram sinceramente que eu viva muito, sempre feliz e que tenha muita saúde, muitos amigos, etc. Juro que é exatamente o que também quero. Por isso, considerem-se dispensados de reafirmar tudo isto, pelo menos hoje.
Ficamos assim combinados: eu não preciso mais atender telefone nem responder os emails, scraps, msg, torpedos, etc.
E vou enfim, desfrutar do recolhimento pelo qual anseio desde que amanheci, me tornar ainda menor e, prometo, não irei ampliar a tal da consciência e nem fazer como um amigo que faz um balanço de sua vida a cada ano que passa. Aquelas avaliações mais próprias para fins de ano...Manterei o balãozinho sobre a minha cabeça vazio...
Só hoje!

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais que feriado nacional.
Devia ser obrigatório conhecer a minha amiga, na escola primária, assim a modos da " cartilha Ideal de Zélia Bastos"
Com a seguinte dedicatória inicial:
"Para a minha filha, meu genro, meus amigos e todos os seres humanos desejosos de viver e surpreenderem-se...

Para que comigo partilhem os mistérios que a vida encerra e busquem a liberdade de serem vocês próprios, sem mais!

Para que sintam tanta alegria e entusiasmo como eu senti ao juntar todas as vivências que formaram os meus ideais e histórias que me lançaram à descoberta do mundo".

Afectuoso Beijos

António

Anônimo disse...

Fiquei muito dividido entre meu egoísmo de querer parabenizar a Zélia (e fiz de três formas diferentes, ainda falta a quarta!) e a vontade de ficar quietinho, tentando esperar um "coup de queue" do escorpíãozão.... Bom, de qualquer modo, me mantive fiel àquilo que teria feito aqui, se ela cá estivesse: escrevi o que teria dito pessoalmente! Depois, quando vi esse 'toque de recolher', fiquei, primeiramente surpreso e pensei: "Puxa...meus exageros, minhas formas exacerbadas de demonstrar minha vontade de dar um beijo na Zélia, que está longe, caíram nessa vala comum ... Agora, passado algum tempo, escrevo o que tenho mesmo vontade: je me fous de teu recolhimento!! Num tou nem aí para ele!!! E se não quiser meu abraço, meu beijo, meu telefonema de aniversário ... bom ... vá .... esperar os desaniversários... serão pelo menos 364!!! Vais te recolher? Lembras de quando estavas aqui?
Bjs do TL