outubro 30, 2008

UM BEIJO ROUBADO


Somente hoje assisti a este que foi considerado como um dos filmes mais bonitos de 2007, “ My Blueberry Nights" ("Um Beijo Roubado") é o primeiro filme em inglês do diretor Wong Kar-Wai e a estréia da cantora Norah Jones no cinema.
O dono de um café (Jude Law) “coleciona” chaves esquecidas no balcão - cada chave tem a sua história. Um casal acaba de terminar o relacionamento e mais uma chave é abandonada no café (nesse caso, pertence à personagem de NJones). Esse bar/café, meio à deriva, é a própria metáfora do amor fugidio e é nele que o filme inicia e tem seu desfecho.
Para explicar a razão de tantas chaves serem largadas, a certa altura, ele diz “ as coisas terminam”, mas ele as mantém, pois se pessoas não se reencontrarem ele não quer se sentir responsável... Preterida, ela parte em busca de respostas e na "estrada", só encontra pessoas tão perdidas e desiludidas quanto ela. A atmosfera de desencanto romântico acena ao mesmo tempo para a possibilidade de reencontro e entendimento. O filme acaba sendo interessante pelo seu jeito de traduzir o vazio existencial que marca nosso tempo e por ser intensamente musical.
A trilha sonora traz, além de Norah Jones, Cat Power, Ry Cooder, Otis Redding, Cassandra Wilson e mais.
Uma curiosidade, o nome do café de Jeremy (Judy Law) , Klyuch, onde ele serve à personagem de Norah Jones (Elizabeth) a torta que dá nome ao filme, é uma palavra em russo que significa chave.

Nenhum comentário: