"O que a psicóloga e sexóloga Marta Suplicy pensa da propaganda eleitoral da candidata Marta Suplicy? Esta é a pergunta que não quer calar, depois que a sua campanha na TV recomeçou no domingo com uma provocação venenosa, carregada de insinuações e de preconceito: Gilberto Kassab, do DEM, é casado? Tem filhos?
Marta é uma mulher de vanguarda, tem uma história conectada às boas causas: à defesa das mulheres, dos homossexuais, das minorias.
Pode, muito bem, sofrer uma derrota e continuar em frente, de cabeça erguida, na vida e na política. O que não pode é, em razão do desespero eleitoral, jogar fora sua imagem e seu passado para permitir e avalizar uma agressão absurda, inacreditável, muito mais própria de Maluf do que de Marta.
Em tese, campanhas se fazem com propostas, contrapontos, convencimento. Na prática, são duras, às vezes agressivas. Mas não devem chegar a extremos que remetem a um outro de péssima lembrança: Collor usando Lurian contra Lula em 1989. Nem os próprios aliados podem aceitar esse tipo de coisa.
Lembrar a participação de Kassab no governo Maluf? Correto. Bater na tecla de que ele continuou com Pitta? Perfeito. Mas descambar para a baixaria de questionar subliminarmente a sexualidade do adversário? Faça-me o favor! E logo Marta Suplicy?! O risco é sair da campanha menor do que entrou.
Há derrotas e derrotas. Os 17 pontos de diferença de Kassab para Marta indicam que ela vai perder nas urnas. Mas perde mais com a propaganda do "é casado, tem filhos?". Muito mais, inclusive, do que com o "relaxa e goza", que foi um escorregão, um desses excessos a que qualquer um está sujeito.
O "é casado, tem filhos?" não foi escorregão, é estratégia. Preconceituosa e burra. Não ganha eleitores à direita e perde apoios, votos e simpatia à esquerda. Além de desagregar a militância e transformar o adversário em vítima".
ELIANE CANTANHÊDE, na FSP
4 comentários:
Sigo muito decepcionado com a Marta.... Não porque fosse seu fã, ou seu eleitor.... Reconheço o valor dela, nao como politica, mas como psicologa na época do programa TVMulher, em que ela falava (nos anos 80, pra uma audiencia de donas de casa de 50 anos, conservadoras) sobre clitoris, ejaculacão precoce, masturbação feminina etc.... Foi um programa que colaborou muito para a liberação da mulher brasileira, pricipalmente numa emissora de tanta popularidade como a Globo.... Mas nunca gostei muito dela. Agora com essa insinuacao sobre o Kassab, de muito baixo nivel , muita contradição pra quem sempre defendeu causa gay , inclusive com projeto de lei... Espero REALMENTE que perca as eleições... Não sei nada nem nunca vi a cara do Kassab porem, espero que ele ganhe. Pra que essa desarvorada da Marta desista de vez da politica.....
Minha decepção maior é ver que tenho vários amigos que ainda acreditam em Martas, Lulas, Paloccis, Luiziannes e em todas as PTices imundas. Mas são incapazes de acreditar na carochinha, no papai noel, na loura dos banheiros, no chupa-cabras, no bode-ioiô, no burra-preta, na vassoura etc. Imagina??!!! Para ventilar mesmo, fazendo alusão a uma outra postagem em teu blog, temos de nos livrar dessa corja TODA!!! Não sei como!!! Beijos Zelita!!! do TL
Sim, esqueci de dizer: se Deus quiser ela vai perder as eleições!!!
Acho que a Marta "emburreceu" de vez.Nós tambem, que um dia pensamos que ela era inteligente e de vanguarda. Pois nem esperta esta sendo!
Meu desejo é Que Sao Paulo fique livre dela!
Lala
Postar um comentário