outubro 11, 2008

CARTOLA - 100 anos



Basta de clamares inocência interpretada pelo Ney Matogrosso.

Considerado o maior sambista da história, Angenor de Oliveira nasceu no Rio e hoje faria 100 anos. Ainda criança mudou-se para o morro da Mangueira. Lá conheceu Carlos Cachaça e outros bambas, se iniciando no mundo da malandragem e do samba. Trabalhou como pedreiro e usava um chapéu-coco para proteger os cabelos do cimento, daí o apelido de Cartola.
É um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira e foi Cartola que escolheu o nome da escola, suas cores verde-rosa e compôs também o primeiro samba "Chega de Demanda". Seus sambas se popularizaram nos anos 30 em vozes ilustres como Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Carmen Miranda. Mas foi somente em 1974 que gravou o primeiro de seus quatro discos solo e sua carreira tomou novo impulso. É autor de "As Rosas Não Falam", "O Mundo É um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço" e "Alegria". Faleceu em 1980.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei de novo!

Anônimo disse...

Essa interpretação do Ney p/ "Basta de clamares inocência" é deslumbrante, de arrepiar, cara!
Pena que ele lançou-a somente no disco ao vivo e no dvd. O cd de estúdio (feito p/ divulgar um livro de arte), foi feito primeiro e vendeu mais. Mas o cd ao vivo é ainda melhor. A Cartola não poderia estar melhor representado (e homenageado) por este vídeo que vc postou.
Abraço!