outubro 12, 2008

ARMA DE SEDUÇÃO

Saber ( e gostar ) de cozinhar é uma qualidade que não era considerada importante nos homens que se desejava para marido ou companheiro. Pensando melhor, nem se cogitava de homem na cozinha. Esta era território feminino por excelência.
Eram raros os que faziam churrasco (ou “assavam uma carne” - como se dizia naquelas bandas) . E se o faziam, era para receber amigos, beber cerveja, assistir futebol. Não iam além da carne. Tudo o mais sobrava para a mulher. Lavar pratos? Nem pensar!
A chegada dos homens à cozinha começou, timidamente, e esta mudança de comportamento está ligada à entrada das mulheres no mercado de trabalho que criou a necessidade de divisão das tarefas domésticas.
Se de um lado, tem a maioria que ainda resiste, de outro tem aqueles que fazem do saber cozinhar uma nova arma de sedução.
Oferecer um jantar em casa, em vez de no restaurante, é uma oportunidade para eles exibirem suas afinidades com fogão, panelas e apetrechos . Este exibicionismo, por muitos já testado, abala eventuais resistências, não pelo aspecto gastronômico, mas por que usar avental passa a imagem de homem menos machista, menos conservador e menos preconceituoso. Além de ser uma expressão de afeto oferecer algo que ele próprio preparou.
Nenhuma mulher é insensível a estas demonstrações.
Isto me veio a propósito de uma pesquisa britânica ( noticiada na FSP ) que classificou uma nova categoria de homens : os gastrossexuais que seriam "homens bem resolvidos que têm como hobby fazer pratos elaborados". Segundo o instituto Future Foundation , 48% dos entrevistados dizem que ser capaz de cozinhar os torna mais atraentes para as mulheres.
Na minha escala de homens ideais, estes chamados de gastrossexuais seriam muito bem cotados. Não é fetiche, mas um homem de avental tem lá seus encantos....

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é necessário ver a gastronomia como mera arma de sedução, mas ela ajuda e deve ser bem explorada. No meio disso tudo, quebram-se muitas barreiras, pois homem não conquista apenas mulheres através da gastronomia.