"Vivo nas estrelas porque é lá que brilha minha alma." (M. Bandeira)
setembro 27, 2008
Colheita de açafrão no Irã
La récolte de l'or rouge
2 comentários:
Anônimo
disse...
Zélia,
Tenho uma ligação muito forte com o Oriente. E essas imagens me fizeram lembrar um livro que acabei de ler: A Cozinha Açafrão. A primeira obra de uma escritora iraniana. Gostei bastante. Vale a pena conferir. bjo .. Ivana
Esta é a resenha do livro recomendado pela Ivana: Uma tragédia familiar dá início a uma história de amor, honra, perda e reencontro. A partir de um acidente envolvendo a filha grávida, a iraniana Maryam Mazar se vê obrigada a reavaliar sua vida e a voltar para o Irã, de onde foi expulsa mais de 40 anos antes. O país, porém, não é mais o das lembranças da jovem que partiu para a Inglaterra em busca de liberdade e independência. Mas é ainda uma terra de lendas, aromas e sabores, retratados por Yasmin Crowther com delicadeza e emoção. Na remota aldeia Mazareh, no noroeste do Irã, Maryam é obrigada a enfrentar o passado e as lembranças de uma vida que tivera de abandonar quando seu pai a deserdou por um pecado que não cometera, quando ela era jovem, linda e obstinada. Enquanto isso, na Inglaterra, sua filha Sara cuida do primo Saeed, que havia perdido a mãe, e de seu pai, desolado com o abandono da mulher. Juntos, trazem à tona o passado de Maryam a partir de fragmentos de conversas, fotografias e alguns versos de um poema. Na tentativa de reconstruir a família, Sara vai ao Irã descobrir as causas da infelicidade da mãe e tentar levá-la para casa. A Cozinha Açafrão é uma história sobre traição e castigo, sobre segredos que podem ferir ou libertar, sobre a dor do exílio e a difícil alegria do retorno.
2 comentários:
Zélia,
Tenho uma ligação muito forte com o Oriente. E essas imagens me fizeram lembrar um livro que acabei de ler: A Cozinha Açafrão. A primeira obra de uma escritora iraniana. Gostei bastante. Vale a pena conferir.
bjo .. Ivana
Esta é a resenha do livro recomendado pela Ivana:
Uma tragédia familiar dá início a uma história de amor, honra, perda e reencontro. A partir de um acidente envolvendo a filha grávida, a iraniana Maryam Mazar se vê obrigada a reavaliar sua vida e a voltar para o Irã, de onde foi expulsa mais de 40 anos antes. O país, porém, não é mais o das lembranças da jovem que partiu para a Inglaterra em busca de liberdade e independência. Mas é ainda uma terra de lendas, aromas e sabores, retratados por Yasmin Crowther com delicadeza e emoção.
Na remota aldeia Mazareh, no noroeste do Irã, Maryam é obrigada a enfrentar o passado e as lembranças de uma vida que tivera de abandonar quando seu pai a deserdou por um pecado que não cometera, quando ela era jovem, linda e obstinada.
Enquanto isso, na Inglaterra, sua filha Sara cuida do primo Saeed, que havia perdido a mãe, e de seu pai, desolado com o abandono da mulher. Juntos, trazem à tona o passado de Maryam a partir de fragmentos de conversas, fotografias e alguns versos de um poema. Na tentativa de reconstruir a família, Sara vai ao Irã descobrir as causas da infelicidade da mãe e tentar levá-la para casa.
A Cozinha Açafrão é uma história sobre traição e castigo, sobre segredos que podem ferir ou libertar, sobre a dor do exílio e a difícil alegria do retorno.
Postar um comentário