agosto 30, 2008

Rembrandt Van Rijn



Nascido em Leiden, na Holanda em 1606, seus trabalhos privilegiam a cor, luz, além do caráter psicológico dos personagens. Em sua época,era mais conhecido por suas gravuras, inovando nas técnicas de água forte, sobretudo o uso da ponta–seca. Rembrandt produziu ao todo 290 gravuras. Seu trabalho foi muito influenciado pelo pintor italiano Caravaggio e pelo barroco. A maioria de suas gravuras representam cenas bíblicas, mas concentram-se também, nas intimidades humanas como nos nus, e também na paisagem, alegorias, auto-retratos e natureza-morta. O que reacendeu meu interesse por Rembrandt foi a leitura de EU, A PUTA DE REMBRANDT de Sylvie Matton.Tendo o trabalho de Rembrandt, como pano de fundo , o romance reconstrói a sua trágica existência através dos olhos de Hendrickje Stoffels - sua serviçal, modelo e amante. Através do monólogo interior de Hendrickje, entramos em contato com a fascinante personalidade de Rembrandt. O livro retrata a segunda metade da vida do artista, após a morte de sua primeira mulher e de seus filhos. Cansado e falido, ele volta a se inspirar para o mundo e para a arte após a chegada da moça. Ela se torna a sua grande companheira e modelo preferida, representada em algumas de suas mais belas e famosas pinturas. Eu, a Puta de Rembrandt fornece sangue e lágrimas a essas telas, fazendo com que Hendrickje Stoffels volte à vida ao decorrer de suas páginas.
"Neste romance tudo é verdadeiro, nada é inventado, nem os processos, nem as receitas, nem os cheiros, nem o armário, nem o espelho...Nem as obras, nem a bondade”, afirma a autora Sylvie Matton .
Rembrandt retratou e amou duas mulheres: Saskia com quem casou, e Hendricke Stoffels, que viria a ser a mãe de Cornelia, com quem não chegou a casar. Esta situação, na Holanda puritana da época, lançou a pior das acusações sobre uma jovem culpada por amar e admirar o homem que a imortalizará através da pintura.
Sylvie Matton , junto com seu marido. foi roteirista do filme Rembrandt.

Nenhum comentário: