agosto 06, 2008

ENCRUZILHADAS E BALIZAS

Sala de espera de médico nos dá oportunidade de ler revistas velhas ou daquelas que nunca leríamos em outra circunstância, por serem direcionadas a eles e que depois de lidas são largadas à nossa disposição. Confesso que já arranquei página de alguma (há quem resista a uma crônica do Affonso Romano Sant’Anna?), em outra , me deparei com o tema da intolerância à lactose que até então nem sabia que existia, embora sofresse com isso desde sempre .
Hoje tomei um “chá de cadeira” quando fui tirar os pontos e a revista velha que me caiu nas mãos , de outubro do ano passado, para mim era nova. Nela, encontrei um artigo do Domenico De Masi(Ócio Criativo) que começa com este pensamento de Sêneca:
“Nenhum vento é favorável para o marinheiro que não sabe para onde ir”.
Trata da desorientação que marca nossa vida “pós-industrial”, da nossa incapacidade de traçar as coordenadas do presente e definir os portos de nosso futuro, para concluir que nos tornamos apáticos e nosso estilo de vida se tornou banal.
Em que balizas confiar para reduzir nossa desorientação?
Segundo De Masi, existem algumas certezas tranqüilizantes a nos orientar:
"... nunca antes a vida humana teve duração tão longa,
nunca pudemos produzir tantos bens e tantos serviços com tão pouco esforço físico, nunca as minorias foram tão respeitadas,
nunca tantos cidadãos estiveram inseridos na gestão da coisa pública,
nunca tivemos, como hoje, a capacidade de debelar a dor física".
E mais, dispomos de informatização e tecnologia cada vez mais desenvolvidas.

Além dessas confortantes certezas, devemos colocar cada coisa em seu devido lugar na escala de valores, sem nos deixar atropelar pela manipulação da mídia que nos induz a supervalorizar o fútil e ignorar o essencial; controlar a necessidade de riqueza e poder, para trazer nossa atenção para necessidades fundamentais de introspecção , amizade, amor, divertimento, convivência.
E ainda, nos convencer de que, se o nosso mundo não é o melhor dos mundos possíveis, nos resta o melhor dos mundos que já existiu.

PIZZA EM CONE!


Uma empresa, de nome Conicos, enviou ao BLOG do Marcelo Coelho o release de um novo produto, que "permite maior portabilidade em eventos como jogos de futebol, shows de rock e manifestações políticas".
Asseguram que o novo formato também garante a preservação da temperatura do recheio. Será brincadeira ou existe mesmo? Conheço gente para quem " pizza é como sexo, até quando é ruim é bom", que vai amar a novidade.

Nenhum comentário: