agosto 05, 2008

A dança das sombrinhas na nova China

Do Blog do Daniel Piza:
"Elas estão por toda parte, mesmo quando o céu não está tão azul e o sol não brilha tão forte – o que é comum em Pequim, cidade nublada pela poluição. E elas vão e vêm em todas as cores, formatos e tamanhos. São as sombrinhas que as mulheres de todas as idades carregam, numa dança rasante sobre a multidão de chineses que caminha pela cidade. Como o tai chi chuan, a caligrafia ou o chá, elas caracterizam a cultura local, traduzindo valores e gostos da sociedade.
Pois as sombrinhas – “yangsan”, como se diz em chinês (“yang” é “sol”) – não são apenas funcionais, não servem apenas para proteger do calor de 35 graus por uma questão de saúde. Elas servem também para a estética. Primeiro, porque as chinesas valorizam peles mais brancas, com certo elitismo, já que as peles mais escurras são associadas a trabalhadores braçais. É comum vê-las com espelhinhos passando maquiagem clara sobre o rosto. Segundo, porque as próprias sombrinhas são elementos de moda, que complementam a roupa, o visual em geral bem cuidado das chinesas.
Há sombrinhas rosas, laranjas, azuis; com florzinha, com rendado, com transparências; com a imagem da Hello Kitty, com florzinha, com coraçãozinho. A associação entre feminilidade e uma delicadeza com toques infantis é evidente. (As crianças, por sua vez, algumas vezes são vistas com toalhinhas molhadas sobre a cabeça, para refrescar.) As chinesas conduzem as sombrinhas com grande habilidade; não se vê ninguém sendo atingido. Elas fecham quando há aglomeração para entrar numa loja, por exemplo, e guardam rapidamente nas bolsas quando descem para o metrô.
É uma naturalidade que parece vir dos tempos do império, combinada à variedade da sociedade de consumo. As sombrinhas podem significar tanto a permanência de um ideal antiquado de mulher (denunciado em livros como os da escritora Xinran, autora de O que os Chineses não Comem), submissa e vaidosa ao mesmo tempo, como podem significar a multiplicação das opções, o fim da padronização promovido pelo mercado. Na nova China, as sombrinhas protegem o passado e revelam o futuro."

Nenhum comentário: