abril 15, 2008
A França basca = Bayonne
Bayonne é uma cidade do sudoeste da França, situada na confluência dos rios Nive e Adur, cuja cultura é marcantemente influenciada por bascos e gascões.
É a capital do pays basque, mas é sobretudo, a cidade onde mora minha amiga Beatrice.
Até sua mudança para lá e minha visita meses depois, nada sabia acerca desta charmosa cidade.
Seu centro histórico medieval, lindamente preservado, é um convite irresistível para uma caminhada em suas ruas estreitas que nos levam às remparts
Bayonne é famosa pela festa que acontece a cada ano, por cinco dias, a partir da primeira quarta-feira de agosto. Nestes dias, as variadas manifestações evidenciam a sua riqueza e diversidade cultural.
A cidade com suas janelas vermelhas (bascas) e azuis(do estilo gascão) enfeitada para a festa.A Catedral de Santa Maria ( iniciada 1213) foi declarada Patrimonio da Humanidade pela Unesco, em 1998, como monumento do Caminho de Santiago na França. O claustro de 1240.Além do Museu Basco, onde se encontram obras representativas da história, tradições, arquitetura e artes decorativas bascas, em Bayonne se encontra o museu mais importante da região franco-basca, o Museu Bonnat, cujo acervo conta com obras do próprio Bonnat e ainda de Botticelli, Rafael, Rembrandt, Ribera, Rubens, El Greco e Ingres.
Não bastasse a doçura da Beatrice,(que me mostrou tudo,com entusiasmo e ainda me levou à Donostia), é de Bayonne o imperdível gateau-basque! com recheio de cerejas.
Frescas, bien sur!!! Huummmm!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Gostei de ver e não conheço Bayonne...mas no fim, ou não fosse eu um profissional da área da gastronomia, ficou a curiosidade naquilo que , acho, faltou para encerrar o seu post! Faltou mesmo, mesmo a receita do imperdível "gateau- basque".
Um beijo de Portugal desde o Engenho da Panela...que espero ainda se lembre.
Oi Luiz, impossível esquecer toda a simpatia e gentileza deste "chef". Breve estarei aí... Não sendo a receita pequena vou postá-la no local devido. veja lá! bjos
zélia
QUERIDA,
adorei o texto sobre Bayonne, e mostrei a todos la na AIDES; ficaram bestas:
mas como ela sabe tanto sobre? onde ela arranjou estas belas fotos? que blog bonito, organizado!
eles pensam que nos estamos na idade da pedra!
so nao tive tempo de elogiar, pois tinha a formação em BDX e sempre algum SER estranho me interrompendo! Obrigada pelo agrado, foi uma bela surpresa, amei!
Ate tentei scannear breves textos e fotos, sobretudo um c traduçoes de expressoes bascas, mas nem pude enviar!
Menina, seu blog ta genial!
Postar um comentário