dezembro 11, 2013

"Tailored Mosaic” Dolce e Gabanna - Bizancio








Bizâncio, na criação de Domenico e Stefano, foi além de uma mera inspiração. Pode-se considerar esta coleção como uma perfeita tradução do estilo bizantino. 


A inspiração para a coleção Winter 2014 foram as catedrais do século VI e seus mosaicos maravilhosos. Como maior inspiração tiveram  a igreja de San Vitale , em Ravenna ( a única do período do imperador Justiniano a se conservar totalmente intacta).




Como nesta época, a arte bizantina se utilizava dos mosaicos a coleção foi chamada de “Tailored Mosaic”.

Antes se tornar o Império, Bizâncio era uma pequena cidade fundada em VIII a.C.. No século IV, acabou se tornando Constantinopla, a nova capital do Império Romano. Mais tarde, quando o Império foi dividido Constantinopla se estabeleceu como capital do Império Romano do Oriente. E enquanto a parte Ocidental caia em decadência, o Oriente prosperava abundantemente.
A localização geográfica privilegiada e a migração de diversos artistas e intelectuais fortaleceram ainda mais a cultura bizantina. Seu apogeu aconteceu no século VI durante o governo do Imperador Justiniano.

Não se sabe exatamente como Justiniano conheceu Teodora . Mas sabe-se que a poderosa Teodora mudou até a religião católica, para excluir dela a encarnação e assim tentar esquecer suas origens. Sabe-se ainda que, durante uma revolta que ensanguentou Constantinopla, quando Justiniano quis fugir, ela disse: – Fuja, César. Eu fico. A púrpúra é uma bela mortalha!

O luxo ostensivo que já era uma característica dos povos orientais se tornou predominante na cultura bizantina. O uso excessivo de adornos iam desde a arte e arquitetura até a indumentária.
Foi através de Teodora, esposa de Justiniano, que a seda passou a ser produzida fora da China. Conta a  lenda conta que sob as ordens da Imperatriz, dois monges foram à China e trouxeram dois casulos de bichos da seda escondidos em suas bengalas ocas.

Nenhum comentário: