julho 31, 2013

Sim, havia


"Os menores de 30 anos podem não acreditar, mas já houve tempo em que "sexo oral" tanto podia significar a clássica modalidade olímpica como infindáveis discussões entre homens e mulheres sobre sexo, antes ou depois do dito --às vezes, durante. Os homens, procurando razões profundas para possíveis disfunções. As mulheres, atormentadas em busca do orgasmo que insistia em escapar-lhes.
Uma dupla de pesquisadores americanos, o dr. William H. Masters e sua assistente Virginia Johnson, foi decisiva para limpar a área e estabelecer novos conceitos. Suas descobertas de laboratório, trabalhando com centenas de voluntários, levaram ao livro "A Conduta Sexual Humana", publicado em 1966 nos EUA e vulgarizado em inúmeras publicações populares dos anos 70. No Brasil, revistas como "Playboy" e "Nova" tornaram certas expressões, como "ejaculação precoce", "orgasmo clitoridiano" e outras, tão corriqueiras quanto a quantidade de ovos numa receita de pudim.
Masters e Johnson eram sérios e deram um passo adiante em relação ao "Relatório Kinsey", de 1948. Graças ao casal, os terapeutas se convenceram de que certas impotências podiam ser provocadas por uma prosaica veia entupida, e não porque o sujeito quisesse matar a avó; e de que não havia diferença fisiológica entre os orgasmos via vagina e clitóris, o que tornava sem sentido a ideia de que só o primeiro seria um orgasmo "maduro", como queria Freud.
Infelizmente, Masters e Johnson resultaram também em picaretas como Shere Hite, autora do "Relatório Hite", para quem a descoberta do clitóris pelas mulheres reduzia o homem a um apêndice inútil. Eu próprio, na época, ouvi isso, no Rio, de lindas feministas --sim, havia.
Masters morreu em 2001, aos 86 anos; Johnson, na semana passada, aos 88. Apesar de tudo, rapazes e moças fomos mais felizes por causa deles".


RUY CASTRO

Nenhum comentário: