março 09, 2013

O Quarteto






Dustin Hoffman, depois dos 75 anos, estreia como diretor nesta comédia dramática "O Quarteto", que traz um excelente elenco britânico de sua geração. 
O filme tem como tema o universo de cantores líricos e músicos que vivem numa casa de repouso para idosos.
Na Beecham House, uma esplêndida mansão num bosque, vivem, dentre outros, Cissy (Pauline Collins), Reggie (Tom Courtenay) e Wilfred (Billy Connolly). 
Reginald, o mais centrado deles, sofre grande choque com a chegada de uma nova moradora, sua ex-mulher, Jean (Maggie Smith), de quem havia se separado, há muitos anos, de forma traumática. Este fato o leva a cogitar de deixar Beecham House, no momento em que se aproximava o dia 10 de outubro, em que se comemora o  aniversário de Verdi,com um concerto objetivando levantar fundos para à manutenção da casa.

Courtenay e a sua relação com a ex-diva Jean  é responsável por um dos momentos tocantes do filme.
A presença de diversos veteranos cantores líricos reais (como a soprano Gwyneth Smith) é uma atração à parte.
Uma das passagens divertidas é a cena em que Reginald discute as semelhanças entre a ópera e o rap com um grupo de jovens que visita a casa 
Mas não há como escapar, o tema central do filme não deixa de ser a impermanência das coisas, o envelhecimento, as inseguranças e a inevitável proximidade da morte.

Nenhum comentário: