fevereiro 13, 2013

Retrato de um Casamento

 
O casamento retratado por Nigel Nicolson é o de Harold Nicolson e Vita Sackville-West, seus pais: "A mais estranha e bem sucedida união jamais desfrutada por duas pessoas de espírito"! 
"Amar-me apesar do que quer que eu faça. Acreditar que meus motivos não são mesquinhos. Não dar crédito a intrigas sem antes ouvir minha versão . Em último recurso, desistir de tudo e de todos por mim."
Parte da história foi extraída da autobiografia de Vita, conhecida após sua morte, em 1962.
("Nunca tive coragem de mostrar a meu pai essa autobiografia, embora minha mãe o tenha apontado logo no primeiro parágrafo, como a única pessoa capaz de lê-la com absoluta compreensão. ...Agora admito que deveria ter-lhe mostrado. Provavelmente teria concordado comigo em que aquele era um documento inédito na vasta literatura do amor, dos mais comoventes...longe de lhe denegrir a memória, só poderia enaltecê-la..." - trecho dos Motivos
Na segunda parte do livro, numa prosa elegante, Nigel narra os segredos sexuais e emocionais de sua mãe, bem como o fortíssimo e inabalável amor que uniu seus pais.
"Se o casamento podia ser comparado a um porto seguro, talvez os episódios extraconjugais se chamassem simplesmente escalas. Ao porto ambos retornavam sempre. Só ali encontravam a paz."
Harold e Vita, ao longo dos 49 anos em que estiveram casados, sempre tiveram liberdade "sem indagações ou repreensões" para viverem outros relacionamentos afetivos ou sexuais. Harold com jovens rapazes e Vita, dentre outras, com Violet Trefusis e Virginia Woolf.
Retrato de um Casamento é a história de um casamento fundado no respeito e tolerância. Um firme e paciente amor feito de compreensão!

Nota: Violet Trefusis, além de ter escrito vários romances, teve uma vida interessante: trabalhou na BBC durante a Guerra, recebeu a Legião de Honra na França e foi amiga do Miterrand. Era uma inglesa esnobe no meio de ingleses esnobes. Morreu em Florença dez anos depois de Vita. Ela dizia que "quem inventou o amor devia ser fuzilado". Na velhice, insinuava ser filha de Eduardo VII. Se sua mãe teve uma filha com o rei, ela foi sua irmã (Sonia) que vem a ser bisavó de Camila, mulher do príncipe Charles.

Nenhum comentário: